Força-tarefa contra desmatamento  em ilha de Itaguaí


Ação verificou as irregularidades em Quatiquara e Praia do Boi Fotos: Rui Okada/PMI A Prefeitura de Itaguaí realizou uma grande operação de fiscalização nas praias de Quatiquara e do Boi, na Ilha de Itacuruçá, no final do mês de março. A força-tarefa envolveu quatro Secretarias Municipais (Meio Ambiente e Planejamento; Ordem Pública e Limpeza Urbana; Obras e Urbanismo; e Segurança, Trânsito e Defesa Civil) e contou com o apoio da Marinha do Brasil. O objetivo foi fazer o recadastramento de moradores, a notificação de construções irregulares e a identificação das áreas de desmatamento de acordo com as denúncias do Ministério Público Federal. O trabalho de fiscalização começou pela Praia de Quatiquara. A equipe da Secretaria de Ordem Pública e Limpeza Urbana notificou pela segunda vez o dono de um quiosque irregular na areia, que retirou o estabelecimento do local. Também foi verificada a situação de outros estabelecimentos construídos no local. Enquanto isso, a equipe de recadastramento da subsecretaria de Planejamento passou de casa em casa para pegar os dados dos moradores da região e fazer a medição dos terrenos. 

O Secretário de Meio Ambiente e Planejamento, Leonardo Viera Maltas, percorreu todo território verificando áreas de desmatamento e possíveis crimes ambientais. Durante a inspeção, ele verificou o despejo irregular de esgoto em córregos e construções irregulares. Os moradores serão notificados para instalarem fossa filtro em suas casas. Além disso, também foi identificado pontos de luz em locais irregulares. A Prefeitura vai acionar a concessionária cobrando explicações. - Recebemos notificações do Ministério Público Federal sobre o desmatamento e outras irregularidades nessas áreas e organizamos essa operação para identificar os problemas e tomar as devidas providências. Hoje estamos recadastrando os moradores, vendo os locais desmatados, fazendo as notificações e o ordenamento. O segundo passo será fazer uma análise de todo o material e proibir novas construções - explicou Leonardo. Na Praia do Boi, a situação do desmatamento se agravou. Apenas circulando pelo mar já era possível observar clarões nas matas com construção de casas. As equipes da Prefeitura notificaram os donos das residências, que vão ter que apresentar os documentais de legalização das obras. Os moradores de Quatiquara e da Praia do Boi aprovaram a operação. Segundo quem vive nessas áreas, o crescimento desordenado traz insegurança e prejudica a população. A presença do poder público traz esperança de melhorias para essas localidades. A ação contou com a participação dos subsecretários Alex Negreiros (Planejamento) e Renato Luiz de Jesus Pereira (Assuntos Fundiários); dos diretores Marcelo Soares (Meio Ambiente e Licenciamento) e Robson Silva (Ordem Pública); de fiscais de Obras, Meio Ambiente e Ordem Pública; e da equipe de recadastramento da subsecretaria de Planejamento. O piloto da embarcação foi cedido pela Secretaria de Agricultura e Pesca. A equipe de coordenação do delegado da Capitania dos Portos de Itacuruçá deu apoio à Prefeitura. 


10 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
             SIGA-NOS
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now