MPF convoca audiência pública para debater intolerância religiosa em Nova Iguaçu (RJ)


Evento reunirá membros do MPF, da sociedade civil e autoridades públicas no auditório da OAB na Baixada Fluminense 

O Ministério Público Federal (MPF) realizará audiência pública no dia 6 de maio para debater intolerância religiosa e a promoção da valorização das comunidades de religiões de matriz africana em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Um inquérito civil público foi instaurado para acompanhar as violações contra a liberdade religiosa na região. A audiência pública faz parte de um cronograma de ações estabelecidas pela comissão permanente de combate à intolerância religiosa instituída pelo MPF e pretende ouvir autoridades municipais, estaduais e federais sobre as violações que vêm ocorrendo na Baixada Fluminense. Além de membros do MPF e demais cidadãos, o procurador da República Julio José Araujo Junior, autor da convocação, remeteu o convite à Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, à Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), à prefeitura e às Secretarias de Fazenda, Cultura e Educação de Nova Iguaçu (RJ) e demais autoridades públicas. O evento ocorrerá a partir das 18h no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Nova Iguaçu (RJ), na Rua Humberto Gentil Baroni, 137 – Centro. As inscrições serão realizadas através do e-mail prrj-sjm-gaboficio3@mpf.mp.br ou do telefone (21) 2753-7918, mediante o cadastro do nome completo, documento de identidade, entidade ou órgão público eventualmente vinculados e se deseja manifestar-se oralmente nos debates. Reunião com a prefeitura - No último dia 1º, o MPF realizou reunião com o prefeito de Nova Iguaçu, realizou uma reunião com o prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa, para discutir as políticas de valorização das comunidades religiosas da matriz africana no município. No encontro, o procurador da República Júlio Araujo informou que desde o início do ano vem se reunindo com comunidades de terreiro de Nova Iguaçu para levantar as demandas e propostas da comunidade. Além disso, ele destacou que a intolerância religiosa merece um enfrentamento repressivo e promocional e ressaltou o papel fundamental do município na valorização das religiões. Uma das pautas destacadas foi a dificuldade de acesso aos centros e a laicidade da gestão municipal. O prefeito firmou o compromisso de observar a pluralidade religiosa e a garantir a laicidade do Município. Além disso, foi debatida a imunidade tributária de terreiros. O MPF recomendou a realização de um mapeamento e cadastramento dos terreiros para garantir a concretização desse direito. Após a reunião, foram feitos o seguintes encaminhamentos: as Secretarias de Cultura e Educação vão agendar reunião com o MPF sobre o tema, a fim de discutir as propostas a serem levadas à audiência pública de 6 de maio; A Prefeitura identificará as necessidades acerca da imunidade e do cadastramento de terreiros, em contato com as organizações religiosas, dando início às medidas necessárias até a data da audiência pública. 


17 visualizações

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now