Caxias tem extensa programação no Dia Mundial da criatividade


No dia 21 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Criatividade. A data será lembrada em Duque de Caxias com a promoção de diversas atividades gratuitas no campo da cultura, comportamento e economia sustentável. No domingo, dia 21 de abril, 50 cidades em todo o Brasil terão uma programação aberta ao público para celebrar o World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade). Pela primeira vez Duque de Caxias é cidade sede e parte desse movimento que já se consolida como o maior evento coletivo de criatividade do Brasil, chegando nesse ano à maior edição da sua história. Para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias promove atividades e eventos, ao longo dos dias 21 (domingo) e 22 (Segunda-feira), proporcionando aos participantes conhecerem diversos projetos culturais, histórias de vida e de arte, desenvolvidos e compartilhados pelos agentes criativos do município. Serão quatro momentos de atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias. 

No domingo, dia 21 de abril, as atividades acontecem na Praça de Alimentação do Shopping Caxias (Rodovia Washington Luiz, 2.895 – DC), das 15h às 19h, com Oficinas de Pochete Sustentável - Confecção e Customização; Artesanato Infantil: Bolsa Coelhinho da Páscoa; Poesia e Fanzine. 

No dia 22 (segunda-feira), as atividades acontecem na Biblioteca Municipal Gov. Leonel de Moura Brizola (Av. Governador Leonel de Moura Brizola S/N – Praça do Pacificador, Centro – DC), na Biblioteca Pública Ferreira Gullar de Xerém (Praça Engenheiro Leão de Moura, s/nº – Xerém – DC), no Camarote GT-Xerém (Praça da Mantiquira, nº 16 – Xerém – DC) e na Casa Brasil Imbariê (Avenida Coronel Sisson, Lt 15 e 16 Qd02 - Imbariê -DC). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades . As vagas limitadas. Confira a programação e o link das atividades ao final do texto. Dia Mundial da Criatividade

O evento, que está em seu 4ª ano, ganha em 2019 também uma edição em Portugal, nas cidades de Lisboa, Porto e Entroncamento. A data, que entrou para o calendário oficial das Nações Unidas em 2017, tem como objetivo fomentar e contribuir para uma agenda de inovação e desenvolvimento sustentável. No Brasil, a criatividade começou a ser celebrada alguns anos antes, pelas mãos do paulistano, Lucas Foster. Em 2014, Lucas que é fundador da ProjectHub e idealizador do Prêmio Brasil Criativo, uma das principais referências em economia criativa do país, teve a ideia de comemorar a criatividade, com um evento gratuito que apresentasse a importância da inovação. A estimativa é que o evento impacte um público de mais 65 mil pessoas no Brasil, com palestras, mesas e oficinas, tendo a criatividade com enfoques variados como arte, inovação, economia, tecnologia, educação, negócios, entre outros. PROGRAMAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA CRIATIVIDADE EM DUQUE DE CAXIAS Dias 21/04 (Domingo) e 22/04 (Segunda-feira) 21/04/2019 (Domingo) CAXIAS SHOPPING – Praça de Alimentação (Rodovia Washington Luiz, 2.895 – DC)

15h - Oficina de Pochete Sustentável - Confecção e Customização Customizar com retalhos e restos de tecidos, com técnicas de estamparia manual, além de confecção de bolsas e pochetes. Unindo a arte e a criatividade com a opção de aprender novas formas de ampliar sua renda com corte e costura. Com Maria Luiza Cavalcante Bastos, estudante de Design da Puc-Rio, Ilustradora, estagiária e dona da marca Âmbar - bolsas e pochetes feitas com reaproveitamento de tecidos e estampas manuais e autorais. Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/oficina-de-pochete-sustentavel-confeccao-e-customizacao.

16h - Oficina de Artesanato Infantil: Bolsa Coelhinho da Páscoa. Essa oficina é direcionada para crianças, onde ela mesma poderá montar sua bolsa de coelho usando EVA e materiais reaproveitáveis como prato de papelão. Com Marta Cristina Rosa da Silva. Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/oficina-de-artesanato-infantil-bolsa-coelhinho-da-pascoa.

18h - Oficina de Poesia Resignificando o interesse pela literatura Brasileira. Com Leidiane de Souza Marcelino, produtora, poetiza, e atriz. Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/oficina-de-poesia.

19h - Oficina de Fanzine A oficina de zine proporciona a experiência poética, criativa e autônoma. Utilizando poemas, críticas, crônica, ilustração de autoria própria e manuseio de dobraduras. Com Vitoria Cristina Santos da Silva, poeta marginal, empreendedora periférica, produtora cultural e apaixonada pela arte. Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/oficina-de-fanzine Dia 22/04/2019 (Segunda)

BIBLIOTECA MUNICIPAL GOV. LEONEL DE MOURA BRIZOLA (Av. Governador Leonel de Moura Brizola S/N – Praça do Pacificador, Centro – DC)

08h - Oficina de Yoga Marginal Prática guiada de Hatha Yoga para todos os níveis com mantras, técnicas de respiração, asanas (posturas), relaxamento e meditação, com Tainá Antonio Fernandes. Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/oficina-de-yoga-marginal.

09h - Criando Histórias: explicando os processos de criação de histórias Na oficina será abordado os aspectos de criação de uma história, independente da mídia escolhida pelos participantes. Com Hamilton Manoel ‘Kabuna’ da Silva Junior, formado em Gravura pela EBA/UFRJ, quadrinista, professor de desenho e roteiro. Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/criando-historias-explicando-os-processos-de-criacao-de-historias.

09h - Palestra: O microempreendedor individual para Começar Bem A palestra tem com objetivo sensibilizar os participantes sobre os benefícios advindos da nova figura do Microempreendedor Individual. Ministrada pelo SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/o-microempreendedor-individual-para-comecar-bem

11h - Oficina RPG World Através do fomento do RPG, a oficina leva atividades lúdico educativas para centros culturais como museus, bibliotecas e áreas recreativas. Com Rafael Wernek Soares, advogado auditor e game designer. Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/oficina-rpg-world.

13h - Oficina de Iniciação em Games Tecnologia ligada a mídia e artes com uso da robótica e programação, com Reinaldo de Miranda Pereira, professor graduado em Tecnologia da informação. Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/oficina-de-iniciacao-em-games-1

14h - Oficina Arte & Robótica O uso da tecnologia no dia a dia, sua influência e emprego nas artes. Com Adriano Francisco da Silva, sócio da LICSAN Tecnologia, empresa de desenvolvimento de softwares customizáveis. Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/oficina-arte-robotica

16h - A rede mundial de Cidades Criativas Panorama Mundial da Network Creative Cities; Rede de Cidades Criativas no Brasil; Candidatura de Duque de Caxias a Cidade Criativa da Unesco no Setor de Media Arts (artemidia). Palestrante: Egeu Laus ( Designer de formação. É coordenador de Economia Criativa na Secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias e Coordena a Rede Caxias Criativa) Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/a-rede-mundial-de-cidades-criativas.

16h30 - Roda de Conversa: Onde está a criatividade de Caxias? Roda Livre de Conversas Colaborativas para o debate acerca da criatividade de nossa cidade e para o fortalecimento das conexões da Rede Caxias Criativa. Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/roda-de-conversa-onde-esta-a-criatividade-de-caxias.

18 horas - Festival VER CINE (Mostra Baixada em Foco)

Exibição de curtas-metragens exibidos na Mostra Baixada em Foco. Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/festival-ver-cine-mostra-baixada-em-foco Dia 22/04/2019 (Segunda) CASA BRASIL IMBARIÊ

(Avenida Coronel Sisson, Lt 15 e 16 Qd02 - Imbariê -DC)

08h - Oficina de Yoga Terapia A oficina tem como objetivo instruir na melhoria de postura e respiratória através de exercícios moderados. Com Simone Carla de Freitas, professora de artes, há 23 anos vem trabalhando em escolas públicas e em projetos que estimulam a produção artística dentro da área de desenho e pintura em tela. Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/oficina-de-yoga-terapia

10h - Varal BXD Fotográfico O Varal BXD Fotográfico é uma exposição de fotografias que busca trazer fotógrafos da baixada fluminense e seus diversos olhares, dispondo seus trabalhos através de varal, tornando assim, todos os tipos de espaço em áreas possíveis da prática artística. Participam desta edição, os fotógrafos Isabella Tavares, Igor Freitas, Jota Santos, Larissa Eval, Victor Vieira, Luan Gesteira e Osmar Paulino. Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/varal-bxd-fotografico.

10h30 - Oficina: Da arte colagem ao lambe-lambe ataque A colagem é um procedimento técnico artístico de utilizar várias matérias que podem, ou não, variar a textura, umas sobre as outras ou lado a lado, formando um motivo ou uma nova imagem. Com Raoní de Freitas Lima, artista plástico, ativista cultural, produtor cultural, músico independente e mobgrapher. Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/oficina-da-arte-colagem-ao-lambe-lambe-ataque.

13h - Oficina de Pintura em Tela A atividade propõe direcionar o aluno na iniciação de pintura em tela a partir da observação do que está ao seu redor. Com Simone Carla de Freitas, professora de artes, há 23 anos vem trabalhando em escolas públicas e em projetos que estimulam a produção artística dentro da área de desenho e pintura em tela. Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/oficina-de-pintura-em-tela.

15h - Festival VER CINE (Mostra Baixada em Foco) Exibição de curtas-metragens exibidos na Mostra Baixada em Foco. Com Flávio Machado, membro da Academia Brasileira de Cinema, Produtor e Curador da Mostra Ibero-Americana de Cinema de Animação (Baixada Animada) e do Festival de Cinema da Baixada Fluminense (VER CINE). Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/festival-ver-cine-mostra-baixada-em-foco-1.

16h - Oficina de Poesia Marginal Oficina de poesia marginal com os organizadores do Slam Poético. Com Herika Marques, atriz, produtora e escritora da Baixada Fluminense no Rio de Janeiro. Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/oficina-de-poesia-marginal 22/04/2019 (Segunda) Biblioteca Pública Ferreira Gullar de Xerém (Praça Engenheiro Leão de Moura, s/nº – Xerém – DC) 09h30 - Oficina de Pano de Prato: Artesanato e Costura Com Lucilene Pinto da Conceição Sangi, artesã que busca compartilhar conhecimento com as pessoas menos favorecidas, possibilitando geração de renda. Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/oficina-de-pano-de-prato-artesanato-e-costura

13h – Palestra: O microempreendedor individual para Começar Bem A palestra tem com objetivo sensibilizar os participantes sobre os benefícios advindos da nova figura do Microempreendedor Individual. Ministrada pelo SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/sebrae-o-microempreendedor-individual-para-comecar-bem

15h - Contação de histórias (com música) Contação das histórias: O menino que foi ao vento norte (Bia Bedran) e O anel, o rei e o pescador (Bia Bedran), com o Grupo Ideias de Encenar. Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/contacao-de-historias-com-musica 22/04/2019 (Segunda) CAMAROTE GT - XERÉM (Praça da Mantiquira, nº 16 – Xerém – DC)

09h - Oficina de Customização de T-shirts No Carnaval o estilista Guilherme Tavares transforma camisetas em cropped, body, micro-vestidos, top, entre outros. Ele decidiu transformar o hobby em trabalho e passou a se dedicar a customização em um modelo de microempreendedorismo sustentável. Roupas, sapatos, acessórios, o importante para o segmento é girar o guarda-roupa, dar cara nova ao usado e fazer prosperar o consumo consciente. Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/oficina-de-customizacao-de-t-shirt

14h - Oficina de Modelo e Manequim Muitas meninas e meninos sonham em ser modelo e manequim, mas você sabe qual a é a diferença entre os dois? Saiba em qual você se encaixa. Com Guilherme Tavares, que se destaca no cenário fashion por suas criações inusitadas que vão da gastronomia a moda. Fez desfiles em 4 continentes incluindo África e Scandinavian. Inscrição gratuita. Mais informações acesse o link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/duque-de-caxias/atividades/oficina-de-modelo-e-manequim


2 visualizações

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
             SIGA-NOS
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now