Cinema na palma da mão em Queimados


Teatro e cinema dentro da sala de aula: essa é a proposta do projeto "De Palma em Palma", que graças à parceria firmada entre a Prefeitura de Queimados, o Ministério da Cidadania, a empresa Deca (instalada no Distrito Industrial da cidade) e a Velloni Produções, promete ampliar o horizonte cultural de 150 alunos da Escola Municipal Carlos Pereira Neto, no bairro São Roque. Nos próximos três meses, estudantes do 2º e 4º ano da unidade aprenderão técnicas de atuação, produção e filmagem sem saírem do ambiente escolar.

A iniciativa, que já passou pelas Escolas Municipais José Anastácio Rodrigues, no bairro Fazendinha, e Santo Expedito, no bairro de mesmo nome, é uma ação cultural que oferece a crianças e jovens da rede pública de ensino oficinas e apresentações culturais em diferentes segmentos artísticos como: teatro, dança, circo, música, contação de histórias e cinema alternativo.

“A grande diferença desta edição do projeto é que incluímos noções de atuação para que os estudantes fiquem mais à vontade diante das lentes e possam desenvolver melhor suas ideias de roteiro. Após o fim do curso, teremos uma mostra com os trabalhos e a presença dos responsáveis e toda a comunidade local”, contou o queimadense e instrutor de cinema alternativo Walter Mesquita.

Presente no lançamento do projeto em cerimônia realizada nesta quarta-feira (17), o Secretário Municipal de Educação, professor Lenine Lemos, comemorou a renovação do projeto na cidade. “O tema gerador da SEMED este ano é justamente sobre a arte de comunicar. Quando a criança aprende a buscar o melhor ângulo de uma foto, o melhor sorriso, a melhor cena de um filme, desenvolve habilidades importantes para o convívio social e isso é muito positivo”, afirmou o educador.

Já o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Marcelo Lessa, fez questão de destacar a mudança que tem ocorrido na região do bairro onde a escola funciona. “É muito gratificante trazer este projeto para o bairro São Roque, que já vem sendo transformado desde a inauguração do CEU Planeta Futuro, em 2016. Este é mais um ganho importante para nossos pequenos. Temos muitas novidades vindo por aí e parceiros do nível das organizações Deca só nos auxiliam neste processo”, declarou o gestor ao lado do Analista de Planejamento da Deca, David Cazer.

#educação #cinema #queimdos #WalterMesquita #dePalmaemPalma

22 visualizações0 comentário