Noite de gala da Baixada premia 15 personalidades da região


Fotos: Taís Souza

Dança, música, teatro, poesia e muita emoção marcaram a entrega do Prêmio Destaque Baixada nesta quinta, 25, no teatro do Sesc de São João de Meriti. O “Prêmio Destaque Baixada 2019”, destacou 15 personalidades entre artistas, ativistas culturais e sociais. O evento foi organizado pela ALP (Editora Produções Artísticas e Culturais), coordenada pelo casal Ana e Rafael Diamante.

Ex- moradora de rua, Vânia Rosa foi uma das homenageadas, atualmente ela participa de um movimento nacional de ajuda às pessoas em situação de rua. “Eu estou muito emocionada com tudo isso aqui porque há pouco tempo eu estava em cima de um papelão na rua e hoje estou em cima desse lindo palco sendo homenageada por todos vocês. Eu nunca poderia imaginar isso na minha vida”, contou. Vânia esteve nesta situação por mais de 10 anos, por conta da dependência ao Álcool.

O poeta das garça, Lasana Lukata que escreveu mais de 500 páginas sobre este belo animal, também não perdeu a oportunidade de revelar o poder de cura da sua arte. “Fico muito feliz em saber que as pessoas se sentem muito melhores depois que lêem meus livros. já recebi relato de uma pessoa que deixou de beber chumbinho depois que leu minha poesia sobre o tema. Isso é que vale a pena”, contou o escritor de mais de 11 livros, sendo 500 páginas somente sobre garças. Outro escritor premiado foi Marcelo Rua que ambientou seu último livro na Baixada Fluminense.

Já o maestro Daniel da cidade de Queimados, destacou a importância deste prêmio para a sua arte que está cada vez mais extinta. “Quase não se vê mais bandas e fanfarras. Antigamente cada escola tinha a sua banda, agora elas estão sumindo. Este é um trabalho que não deveria acabar porque auxilia e ajuda a manter os jovens longe da marginalidade. Tenho muitos relatos de jovens que deixaram as drogas e o crime por conta do nosso projeto e hoje estão na aeronáutica, marinha, entre outras corporações”, lembrou. Ele atua em Queimados há mais de 40 anos e foi o fundador da primeira banda marcial da cidade. Atualmente ele comanda a Comemd de Queimados.

As palhaçadas da Confraria de Palhaços de Nova Iguaçu, foi um destaque à parte. A turma realiza um trabalho social e cultural na região há mais de 20 anos, levando sorrisos aos trens e hospitais do Rio de Janeiro. Para Wildson França, um dos organizadores da confraria, essa foi a melhor maneira de fazer o que ama e ainda ajudar as pessoas. “Estamos trabalhando no que amamos e ainda conseguimos fazer o bem as pessoas. Nossa missão está se cumprindo. Ficamos muito felizes que o casal Diamante tenha visto nossa arte e que estejam nos ajudando a disseminar este trabalho”, destacou.

Também foram premiados, o ator e diretor de teatro, Pedro Colombo, Nova Iguaçu, Gil Wanderson da GW Companhia de Performance, Mesquita, Heraldo HD do Cineclube Mate com Angu, Duque de Caxias, bailarina cigana, Lu Barcelos, Nova Iguaçu, cineasta e produtor cultural, Joni Bigoo, Belford Roxo, cantora e atriz Andrea Agatta, São João de Meriti, atleta ultramaratonista, Karine Tames, Nilópolis, jornalista Robson de Azevedo, Correio da Lavoura, Nova Iguaçu, cantor e compositor, Seu Mathias, Belford Roxo e o jornalista Carlos Soton do site Melhor da Baixada, Nova Iguaçu.

Este foi o quarto ano consecutivo que o Casal Diamante promove o “Prêmio Destaque Baixada”, conta Ana. “Estamos há quatro anos nesta busca incansável para revelar os muitos talentos da Baixada Fluminense com o objetivo maior de fomentar tanto a cultura local, quanto os projetos sociais de grande relevância”, destacou.

Rafael Diamante destaca a importância do evento até para o autoconhecimento e o sentimento de pertencimento dos moradores da região. “Através deste trabalho fazemos com que os moradores tomem conhecimento do tamanho do seu valor. Este tem sido um trabalho de autoconhecimento com que tem ajudado muitos artistas e ativistas sociais e culturais a se relacionarem e interagirem, melhorando as produções, tanto culturais, quanto sociais da região”, observou. O casal já adiantou que provavelmente no próximo ano, o prêmio terá reformulação, de modo a ampliar a atuação e gestão.

Conheça um pouco mais da história destes personagens no quadro

Depois do café eu me expresso

https://www.minhabaixada.com.br/tv-web

#premiodestaquebaixada #baixada #premiados

46 visualizações0 comentário