MPF move ação contra extração ilegal de areia em São João de Meriti


Ação pede também um plano de recuperação de áreas degradadas


O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação civil pública, com pedido de liminar, para regularização da extração mineral em São João de Meriti (RJ) pela empresa Agro Pastoril Paracatu, que não possui as devidas licenças ambientais. Em vistoria, constatou-se que as operações extrativistas não contavam com a autorização necessária e não estavam de acordo com as exigências do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Extrações de minérios indevidas podem causar grandes impactos ambientais a regiões próximas.

Em vistoria do antigo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e atual Agência Nacional de Mineração (ANM), verificou-se que a empresa Agro Pastoril Paracatu realizou extrações de areia e argila sem as licenças legalmente exigidas para tal ação. Segundo o DNPM/ANM, a empresa não possuía nenhuma documentação que amparasse a retirada de minérios do local.

O Departamento Nacional de Produção Mineral informou ainda que a área das extrações foi requerida pela demandada, porém o pedido foi indeferido, deixando claro que a empresa não possuía nenhuma documentação que sustentasse a realização de lavra no local. Dentre os pedidos, o MPF requer a apresentação do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas pela empresa e seus sócios Carlos Cosandey e Flávio de Mendonça, com homologação pelo órgão ambiental responsável. Além disso, é pedido que a Justiça determine o fim da extração de minérios na área em questão.

#extração #SãoJoãodemeriti

7 visualizações0 comentário

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
             SIGA-NOS
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now