Magé comemora 454 anos


Município lança programa de obras e leva serviços à população em três dias de festa A cidade de Magé completa 454 anos no dia 9 de junho, mas as comemorações começam nesta sexta (7) e vão até domingo, com uma programação diversificada. Ação social , desfile cívico, inaugurações e lançamentos vão marcar a festa. “Estamos comemorando o aniversário da cidade promovendo o lazer do cidadão mageense. Além da inauguração de obras importantes, teremos os eventos tradicionais como o Desfile Cívico e a solenidade da Câmara, com serviços sociais e de saúde. O marco será o lançamento do PAM, o Programa Avança Magé, que vai dar início a um cronograma com 23 obras de saneamento, urbanismo e revitalização de bairros na cidade”, explica o prefeito Rafael Tubarão.

Nesta sexta (7), a Praça da Capela será inaugurada em Santo Aleixo e marca o início das comemorações. A área que nunca tinha recebido manutenção, foi totalmente revitalizada e ampliada. Agora com 800m² é um novo espaço de lazer para os moradores do segundo distrito com pista de caminhada, bancos, mesas e quadra esportiva, tudo adaptado com acessos para portadores de necessidades especiais. A entrega da obra será com festa a partir das 19h e show com o grupo de pagode Clube do Churrasco. 

No sábado, a programação começa com a inauguração das obras de urbanização da Avenida Nazareno e a construção da Alameda Professor Jair Carvalho de Souza, no Jardim Nazareno - sexto distrito, às 9h, com ação social e serviços como atendimento do CRAS com orientações sobre documentação e benefícios sociais, como CadÚnico e Bolsa Família; Vigilância Itinerante; a Campanha 10 Minutos Salvam Vidas; aplicação de flúor, orientações sobre saúde bucal e distribuição de kits; aferição de pressão arterial e glicose; IST; Vale Social; balcão de empregos e serviços de nutrição. Haverá também um Espaço Kids com muitos brinquedos para a diversão da criançada. No mesmo dia, às 10h, na Praça da Prefeitura no primeiro distrito, 50 casais vão oficializar a união na cerimônia coletiva realizada pela Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Poder Judiciário. O Calçadão da Rua Dr. Siqueira vai se transformar numa grande área de lazer a céu aberto com vários brinquedos no Espaço Kids, das 10h às 17h. No final da tarde, a Câmara de Magé realiza a tradicional solenidade em comemoração ao aniversário com homenagem e entrega da Medalha Cristóvão de Barros e dos Títulos de Cidadão Mageense, na cerimônia que começa às 17h. Domingo (9), dia do aniversário de Magé, a festa começa às 9h com o tradicional desfile cívico na Avenida Simão da Motta com alunos das escolas e creches do 1º, 2º e 4º distritos, autoridades municipais, escolas e bandas marciais convidadas. Simultaneamente a ação social com diversos serviços sociais, embelezamento gratuito e de saúde vão tomar conta do Calçadão, e a Praça da Prefeitura vai receber a Exposição de Carros e Animais, e a Feirinha da Agricultura Familiar e de Artesanato, das 10h às 13h. Fechando a programação, às 15h tem a inauguração do novo Píer da Piedade, no primeiro distrito, e o lançamento do Programa Avança Magé com o pacote de obras e os shows de Chacal do Sax e o sertanejo da dupla Rômulo e Ricardo. Esquema especial de trânsito e reforço no transporte público Para o aniversário, a Secretaria Municipal de Segurança Pública criou um esquema especial de trânsito entra em vigor a partir do sábado (8) com o fechamento da entrada de Magé pelo posto Vagalume, e o tráfego será direcionado para a Avenida Coronel João Valério que terá o fluxo invertido em direção à Rua Ilda Portela. Os ônibus para Magé farão ponto final na Rua Paulo Leitão (rua do Canal em frente à Enel), já as linhas que seguem em direção à Guapirimim e Santo Aleixo, seguem pela Rua Rotary sentido a Rua Coronel Macieira, que vai funcionar em mão dupla para acesso a Rua Papa Pio XII. A Secretaria de Transportes solicitou aumento na frota para o final de semana do aniversário para que a população de todos os distritos possa participar das comemorações. 


38 visualizações0 comentário