Dia da Mulher Negra  será comemorado em Mesquita


Ação terá palestra e exposição de bonecas abayomi já nesta quarta-feira, dia 10 de julho Em 25 de julho é celebrado o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. No Brasil, é também Dia de Tereza de Benguela, líder quilombola que se tornou rainha, resistindo bravamente à escravidão por duas décadas. Para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Mesquita receberá, na próxima quarta-feira, dia 10 de julho, a escritora Lia Vieira, que apresentará uma palestra com o tema “Mulher Negra: Linguagem e Poder”. Lia é especialista em relações étnico-raciais, afroempreendedora, pesquisadora pela associação de Pesquisa da Cultura Afro Brasileira e também economista. A palestra será realizada no Auditório Zelito Viana, na sede da Prefeitura de Mesquita, às 10h. Além da palestra, uma exposição de bonecas abayomi, de Flávia Santos, acontecerá na própria sede da prefeitura de Mesquita. As peças ficarão no saguão do espaço, das 10h às 17h. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres e a Coordenadoria Municipal de Políticas e Programas de Igualdade Racial de Mesquita. O endereço é Rua Arthur de Oliveira Vecchi 120, no Centro. “Queremos celebrar a data, que é tão importante para nós. Temos de comemorar o Dia Nacional de Tereza de Benguela e o Dia Internacional das Mulheres Negras Latino –Americanas e Caribenhas. O evento é especial para todas as mulheres que também representam este dia”, ressalta o coordenador de Igualdade Racial de Mesquita, Claudio Macalé. Tereza de Benguela é considerada uma grande guerreira mato-grossense e também um símbolo da resistência negra no Brasil colonial. Líder quilombola, Tereza viveu no século XVIII e foi companheira de José Piolho, chefe do Quilombo do Quariterê, nas proximidades da Vila Bela da Santíssima Trindade, em Mato Grosso. Após a morte de José Piolho, ela assumiu o comando da comunidade quilombola e lutou pela liberdade. 


10 visualizações0 comentário

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
             SIGA-NOS
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now