Escola de Samba Império da Uva vai homenagear Darcy Ribeiro em 2020


O Grêmio Recreativo Escola de Samba Império da Uva de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense escolheu Darcy Ribeiro como enredo do seu carnaval de 2020. Com o tema: “Darcy Ribeiro - O homem além do seu tempo”, a escola pretende contar toda a história de lutas do educador, psicólogo, etnólogo, poeta, romancista, antropólogo e do político que faleceu em 17 de fevereiro 1997 aos 97 anos. O intelectual Darcy Ribeiro não se restringiu apenas à academia. Autor de vasta e rica literatura científica, foi além e se mostrou um competente literato. Ao todo, foram cinco romances, um ainda inédito, além de dezenas de livros e ensaios voltados para o mundo do conhecimento.

Depois de abandonar o curso de Medicina, Darcy, matriculou em 1944 na Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Entre 1947 e 1957 trabalhou com o Marechal Rondon no Serviço de Proteção aos Índios (SPI). Contratado por Anísio Teixeira, assumiu em 1957 a direção da Divisão de Estudos Sociais do Ministério de Educação e Cultura. Tornou-se um discípulo de Anísio Teixeira na defesa da escola pública e juntos influenciaram o processo de elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1961. Foi o primeiro reitor da Universidade de Brasília e Ministro da Educação e Cultura do governo João Goulart.

Após o golpe de 1964, exilou-se no Uruguai, Venezuela, Peru, Chile, entre outros países. Com a anistia, em 1979, associou-se à Leonel Brizola, para reorganizar o velho Partido Trabalhista Brasileiro. Em 1982, como vice-governador do Rio de Janeiro e coordenador do Programa Especial de Educação, criou os Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) e as Casas da Criança, que integravam o atendimento de saúde e educação a crianças de 0 a 6 anos.

Como senador em 1990, foi relator do anteprojeto aprovado da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), que passou a ser conhecida como Lei Darcy Ribeiro. No segundo mandato de Leonel Brizola no Rio de Janeiro, coordenou o 2° Programa Especial de Educação chegando a marca de 500 Cieps, escolas públicas de tempo integral. Autor de diversos livros, faleceu em 17 de fevereiro de 1997.

“Acompanhado os acontecimentos atuais, a escola observou que os indígenas, negros e pobres continuam marginalizados; os índios continuam perdendo suas terras. Os negros continuam perdendo vários direitos adquiridos e aumentando cada vez mais a distância de uma vida digna e os pobres cada vez mais pobres sendo colocados em segundo plano. Não podemos fechar os olhos para a falta de dignidade que nossa população se encontra hoje, sem serviços básicos de saúde e educação. Por isso levantamos a bandeira da educação e da igualdade social e moral e vimos em Darcy Ribeiro o homem que levantou essa bandeira com maestria. “Quem investe em educação não vai precisar investir em presídio”, justificou a escola.

Os compositores têm até o dia 18/08, às 10h para entregar o samba na Quadra da escola. O horário de recebimento será das 9h às 18h. As cinco cópias devem ser assinadas pelo autor. A primeira apresentação e corte de samba já acontece no dia 25/8 a partir das 114h. O segundo corte será no dia 08/09, terceiro no dia 22/09, quarto corte, no dia 13/10, o quinto no dia 27/10 e a semifinal no dia 10/11/2019. A final do samba está previsto para o dia 15/11/2019.

#carnaval #império #cortedesamba #enredode2020

39 visualizações

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
             SIGA-NOS
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now