Projeto EDUC promove evento de sensibilização sobre os tanques de reservação da Petrobras em Duque d


Atividades, em parceria com a REDUC, ocorrerão no estacionamento dos tanques de reservação da Refinaria, em Campos Elíseos, nesta quinta (11/07)

Com o objetivo de informar e sensibilizar a população sobre os riscos da entrada clandestina no terreno dos tanques de reservação da Refinaria Duque de Caxias (Reduc), o Projeto EDUC — iniciativa da ONG Guardiões do Mar, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental — promoverá uma tarde de atividades no dia 11/07. O evento ocorrerá das 13h às 15h30, no estacionamento dos tanques de reservação da Reduc, em Campos Elíseos.

A ação conta com o apoio das secretarias de Meio Ambiente, de Saúde e de Assistência Social e Direitos Humanos de Duque de Caxias; do Sesi; da FUNDEC; IEE; Processo APELL/Defesa Civil; e dos projetos Unicirco – Marcos Frota, Conectora de Oportunidades, Som+Eu, UÇÁ e #Tamojunto.

Por meio de uma roda de conversa, representantes da Petrobras alertarão os moradores sobre os diversos perigos que envolvem a entrada ilegal no terreno onde estão localizados os tanques de reservação da Reduc de forma a prevenir riscos.

O acesso à área só é permitido a quem trabalha no local ou a pessoas devidamente autorizadas.

Além de se informar para prevenir sobre os riscos relacionados à entrada não autorizada no local dos tanques de reservação, os moradores poderão participar de diversas atividades socioambientais e aproveitar os serviços oferecidos.

Quem quiser adquirir mudas de plantas ou garantir o acesso à cama elástica, basta levar três garrafas pet para a troca. Haverá ainda sorteio de brindes do Projeto EDUC entre os presentes na ação.

“Este tipo de ação visa envolver a comunidade na construção de decisões coletivas. Ao invés de simplesmente dizer que é proibido, procuramos mostrar o motivo, por meio de ações lúdicas, permitindo a reflexão e a construção participativa. Dessa forma, a transformação acontece paulatinamente e se torna efetiva. Essa é a forma de atuar do Projeto EDUC”, informa Pedro Belga, presidente da ONG Guardiões do Mar, realizadora do projeto.

A programação também conta com apresentações circenses e musicais com o Unicirco e Som+Eu; exposição de organismos marinhos do Projeto UÇÁ; divulgação de projetos locais, apresentados pelo Sesi e Conectora de Oportunidades; orientação sobre DST’s, vacinação e demais cuidados com a saúde; e inscrições para o Projeto #tamojunto, uma iniciativa comunitária surgida no Curso de Lideranças promovido pelo Projeto EDUC.

A população também poderá contar com corte de cabelo e tratamento das unhas gratuitos, promovidos pela FUNDEC.

Serviço:

Evento: ‘Tanques de Reservação: informar para prevenir’ Data: 11/07

Horário: 13h às 15h30

Local: Rua Cunhapumba, 22, Campos Elíseos – Duque de Caxias (estacionamento dos tanques de reservação da Reduc)

Classificação livre / aberto ao público

Projeto EDUC

O Projeto EDUC promove o fortalecimento das comunidades para que possam desempenhar papel ativo no seu próprio desenvolvimento. Em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o projeto realizou um diagnóstico junto à população para identificar as principais questões e demandas dos moradores, que possam ser trabalhadas de forma participativa. Estão sendo realizadas também ações integradas com cursos para lideranças comunitárias, oficinas de artesanato e educação socioambiental, visando preparar as pessoas para o enfrentamento de problemas cotidianos - como o correto descarte de resíduos sólidos pós-consumo e os seus potenciais riscos. Uma ação inédita de coleta seletiva comunitária, está sendo implementada. Todas as ações do projeto podem ser acompanhadas na página: facebook.com/projetoeducoficial.

#reservação #educ #petrobras

23 visualizações0 comentário