Zaqueu Teixeira confirma pré-candidatura para prefeitura de Queimados


Agora é oficial. O ex-deputado estadual Zaqueu Teixeira que já passou pelo PT e PDT e foi confirmado como pré-candidato a prefeitura de Queimados em 2020 pelo PSD em reunião da executiva nacional. A resolução do DN sobre candidatura própria nos municípios foi apresentada e aprovada por unanimidade na última segunda, 29 de julho. A reunião contou com a presença dos presidentes da executiva estadual do PSD, senador Arolde de Oliveira e do presidente Nacional do partido, Gilberto Kassab.

Zaqueu já postulou este cargo outras vezes, sem sucesso mas foi na assembléia legislativa do Rio que conseguiu se destacar na apresentação e aprovação de projetos importantes para o estado e outras votações polêmicas como o voto favorável a nomeação de Domingos Brazão para o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. O deputado também votou contra a privatização da CEDAE. Zaqueu foi eleito em 2010 para o seu primeiro cargo eletivo como Deputado Estadual com 30.583 votos para exercer mandato na legislatura 2011-2015.

Para o pré-candidato, a cidade está regredindo em desenvolvimento. "Entendo que a união de quem faz oposição ao governo é fundamental para a renovação. A gestão MDB já mostrou que fracassou e não conseguiu enfrentar o desafios que surgiram. Pararam no tempo e atualmente a cidade está regredindo", destacou.

Zaqueu Teixeira, 57 anos, é um jurista, delegado de polícia aposentado, ex-sargento de Aeronáutica e político brasileiro.Ingressou na Polícia Civil no ano de 1993. É bacharel em Direito, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e tem pós-graduação em Administração Pública. Já atuou nos seguintes cargos de administração pública: Chefe da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (2002); diretor de Avaliação e Execução do PNSP-SENASP (2003); assessor especial do Ministro da Justiça (2007); secretário Municipal de Segurança Pública de Duque de Caxias(2009), Consultor Geral da Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu (2009/2010) e Secretário Estadual de Assistência Social do Rio de Janeiro.

Candidatou-se a prefeito de Queimados em 2004 e em 2008. Em 2006, candidatou-se a deputado federal. Trabalhou no Ministério da Justiça no governo do Presidente Lula, onde criou o Programa Nacional de Segurança com Cidadania, o Pronasci. Em 2010 foi eleito para o seu primeiro cargo eletivo como Deputado Estadual com 30.583 votos para exercer mandato na legislatura 2011-2015. Em 2012 foi nomeado secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, cargo que ocupo até 2014. Durante o período em que atuou na SEASDH foi responsável pela expansão do Renda Melhor Jovem para todos os municípios fluminenses, a manutenção de mais de 14 mil famílias no programa Aluguel Social e a implementação do Programa Caminho Melhor Jovem, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

No campo dos Direitos Humanos, há destaque para a implantação da Comissão Estadual da Verdade, o encerramento do ciclo de reparação a ex-presos e ex-presas políticos da ditadura militar. A inauguração das Casas de Direitos, a primeira foi na Cidade de Deus e o curso de Direitos Humanos para policiais do Estado do Rio de Janeiro, dentre muitas outras ações.

Em 2014 Zaqueu retorna à Assembleia Legislativa e continua empenhado nos temas que o forjaram. Como presidente da Comissão de Cultura, esteve envolvido no debate sobre a Lei Estadual de Cultura e o Plano Estadual de Cultura, além do reajuste dos servidores da Fundação Anita Mantuano de Artes do Rio de Janeiro, a FUNARJ. É destaque também o Projeto de Lei 694/2011, que institui as cotas para ingresso na Pós-Graduação (mestrado, doutorado e especialização) nas universidades públicas do estado. Em 2014 foi reeleito deputado estadual com 30.304 votos, atuou para garantir o pleno funcionamento do hospital universitário Pedro Ernesto(HUPE) ao presidir a comissão de representação em defesa do hospital. Votou contra a venda e privatização da Cedae e conduziu suas votações, por mais polêmicas que fossem em cumprimento ao que diz a Constituição Federal como foi no caso da soltura dos deputados presos por falta de flagrante delito, decisão esta confirmada pelo STF.

Em 2015, foi candidato a prefeito de Queimados mais uma vez e obteve 42% dos votos numa eleição marcada pela fraude eleitoral com prisão do chefe da fiscalização das eleições. Nas eleições de 2018, Zaqueu foi candidato a vice-governador do Rio de Janeiro na chapa do deputado federal Indio da Costa (PSD). A chapa foi anunciada na convenção estadual do PSD, realizada no dia 21 de julho de 2018 no Club Municipal.

Antes de terminar o mandato de deputado estadual Zaqueu aprovou mais de 60 leis estaduais e entre elas se destaca a lei aprovada em co-autoria com os deputados Luiz Paulo e Gilberto Palmares que acabou com a vistoria obrigatória do Detran, luta que travou contra as operações caça níquel dos reboques feitas pela prefeitura de Queimados em parceria com o Detran. Atualmente Zaqueu é subdiretor-geral de segurança da Alerj. Zaqueu Teixeira também encampou para o lado da literatura e já publicou três livros: Na moral: a inteligência que vence o crime, Pronasci: pai e mãe das UPPs e Os dois lados da mesma moeda: mais direitos sociais, menos violência.

#política #Queimados #Zaqueu #eleições2010

111 visualizações

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
             SIGA-NOS
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now