Denúncia contra o Ministério da Cidadania
Ministério da cidadania lança edital de Prêmio Culturas Copulares mas as pessoas não conseguem se cadastrar no site

O Ministério da Cidadania lançou no dia 24 de junho o edital para premiar culturas populares, mas há três dias de finalizar o prazo para a entrega dos projetos, o site parou de funcionar e as pessoas não conseguem obter uma resposta de ninguém na sessão “Fale Conosco”, que aliás também não está funcionando, o telefone 121 também não funciona, deixando a sensação generalizada de que se trata de um engodo. Também tentamos uma das redes sociais do Ministério mas ninguém respondeu. Finalizamos nossa tentativa deixando uma mensagem na sessão de reclamações do site que pediu 30 dias para responder.
Este ano, a premiação que reconhece a diversidade cultural brasileira presta uma homenagem ao cantor, compositor e ator gaúcho Vitor Mateus Teixeira, o Teixeirinha. No total, 250 mestras e mestres, além de Pontos de Cultura, serão premiados com R$ 20 mil (cada). O sétimo prêmio promovido pelo Ministério da Cidadania finalizou o prazo de inscrição nesta sexta, 16 de agosto.
O evento que marcou o lançamento da premiação foi realizado nesta segunda-feira (24), em Porto Alegre (RS), e contou com a presença do ministro da Cidadania, Osmar Terra. Na ocasião, o ministro ressaltou a importância do prêmio para a valorização da diversidade cultural brasileira. “O Prêmio de Culturas Populares que nós estamos lançando é um prêmio para estimular a criatividade, premiar iniciativas importantes. É um estímulo que se dá à criatividade nacional em todo o País. Vamos estimular prêmios aos mestres, às pessoas que realmente criam arte no Brasil”, festejou.

Também presente ao evento, o secretário especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires, afirmou que a cultura popular merece o reconhecimento que recebe neste momento pelo governo federal. “O Brasil é muito grande, são mais de oito milhões de quilômetros quadrados, e também muito diverso, com uma variedade enorme de expressões culturais que precisam ser preservadas”, destacou. “Para isso, é preciso levantar e estimular essas manifestações populares, como o Prêmio Culturas Populares tem feito. Contamos que, cada vez mais, essa premiação estimule a cultura popular no País”, disse.
No entanto, muitos interessados em participar do edital, não conseguiram, deixando a sensação de um verdadeiro engodo do governo federal. Nem mesmo a opção de envio do projeto pelo correio esta disponibilizado pelo edital. “Estou me sentindo um idiota" disse um dos mestres que tentou participar do projeto, coordenador do grupo Origens de Queimados.
#Ministériodacidadania #engodo #editalTeixeirinha #problemasnocadastro