Espetáculo "Libertador" chega à Baixada


A Baixada Fluminense recebe nesta sexta, 13 de setembro no espaço cultural Sylvio Monteiro em Nova Iguaçu, o espetáculo "Libertador" a partir das 20h. A entrada custa R$ 20 inteira e R$ 10 meia. Os agendamentos de grupos e reservas de vagas podem ser feitas pelo telefone: Watsapp +55 21 97594-1717l. O Espaço fica localizado na Rua Getúlio Vargas, 51 - Centro, Nova Iguaçu - RJ, 26255-060. Em frente à estação de trem de Nova Iguaçu). Nos dias 28 e 29 de setembro o espetáculo segue para o Galpão Criativo, Caxias (R. Dr. Lauro Neiva, 32 - Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias - RJ, 25020-040. Próximo à estação de trem de Caxias). No Dia 28 será apresentado às 20h e no dia 29 será às 18h.

Com produção executiva de Wildson França e Realização da Cena Portuária Produções em parceria com Kuanza uma celebração afro brasileira, o espetáculo percorre lembranças de tempos imemoriais e através da Cosmogonia Africana, conta aspectos da criação do mundo e inicia a caminhada até alcançar os dias atuais. Apesar da apresentação, de momentos próprios da ritualística da herança africana, o monólogo não caminha apenas no território do sagrado, mas se propõe a reverenciar o sagrado até chegar a um tempo atual, onde o poema de Abdias ecoa no ator como um misto de denúncia e apelo.

Totalmente particular, "Libertador" é uma performance inspirada a partir da poesia de Abdias e da experiência de intolerância religiosa do autor/ator. Com uma sonoridade afro brasileira, que permite uma corporeidade entre a dança e um movimento ritualístico, que conferem singularidade à presença cênica do ator Thiago Viana. Entre a história da criação do mundo e a obra de Abdias Nascimento, o espetáculo suscita ao público, a seguinte questão: Que sociedade buscamos se não entendermos as diferenças como traços da nossa identidade?

No Poema, de Abdias Nascimento, "Padê de Exu, Libertador", são preciosos os signos entre o material e o espiritual; a liberdade e a intolerância; e a opressão e a injustiça, que estabelecem atravessamentos à alienação para a formação da gênese brasileira, corroborando à urgência da construção de novas possibilidades na contemporaneidade, dentro de uma sociedade, essencialmente, multicultural.

FICHA TÉCNICA:

Texto poema: ABDIAS NASCIMENTO

Direção: GATTO LARSEN

Autor/Ator/Iluminação: THIAGO VIANA

Músico: MARCOS RUM

Figurinos: RUBENS BARBORT

Produção Executiva: WILDSON FRANÇA

Arte: WILL O GRÃO

Op de Luz: WILSON ASSIS

Realização: SECRETARIA MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU, GOMEIA GALPÃO CRIATIVO, KUANZA E CENA PORTUÁRIA PRODUÇÕES.

Apoio institucional: IPEAFRO

Apoio: CEDINE,AGEN AFRO,CULTNE E ÁFRICA BRASIL,NOTICIAS PRETA E NOTICIAS DE TERREIRO

Parceiros: TERREIRO CONTEPORANEO, EAT PAULO FALCÃO, FAMA, GRUPO COCHICHO NA COXIA, GRÃO, ATELIER DO FUTURO, K PRODUTORA.

#padedeexu #libertador #espetáculo #caxias #novaiguaçu

8 visualizações

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now