MPF: Justiça determina que INSS ofereça condições de acessibilidade em agência em Mesquita (RJ)


Foto: iStock

Em 180 dias, o INSS deverá adotar as medidas necessárias para afastar qualquer barreira que limite o atendimento de idosos, pessoas com deficiência ou com dificuldade de locomoção. A autarquia deverá também pagar indenização de 200 mil reais por dano moral coletivo.

Em ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF), a Justiça condenou o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) a apresentar em 60 dias projeto arquitetônico relatando a situação atual da Agência de Previdência Social (APS) de Mesquita, informando todas as adaptações necessárias para suprimir as barreiras físicas que hoje impedem, dificultam ou, de qualquer forma, embaraçam a acessibilidade de idosos e de pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção.

Além disso, o INSS deverá concretizar, em 180 dias, as medidas projetadas, tornando a agência livre de qualquer tipo de barreira e plenamente acessível. Por dano moral coletivo, o instituto previdenciário terá que pagar indenização de R$ 200 mil, a serem destinados ao fundo de direitos difusos. (ACP 5001124-67.2019.4.02.5110) Barreiras e falta de acessibilidade - Na ação civil pública, o MPF descreve a situação em que se encontra a APS Mesquita.

De acordo com relatório da Secretaria Municipal de Mobilização Social e Direitos Humanos, diversas irregularidades relacionadas à falta de acessibilidade foram identificadas na agência localizada na Praça da Revolução, 50, no bairro de Edson Passos, tais como: o passeio encontra-se com inclinação transversal superior à máxima prevista na NBR 9050/2014; ausência de rampas de acesso na área de transferência das vagas adaptadas; a sinalização das vagas adaptadas não é adequada; o passeio não tem piso sinalizador para deficientes visuais; a porta de acesso à agência está com largura inferior à mínima permitida; vários problemas no salão de atendimento do térreo, que não tem sinalização, impõe dificuldades de circulação, não tem piso sinalizador; no banheiro adaptado, todas as medidas (vaso, espelho e lavatório) estão em desacordo com as normas da ABNT;

Nos consultórios, há diversas irregularidades que não permitem a livre locomoção de cadeirantes, além de não terem piso tátil ou placa Braille.Além disso, em vistoria realizada no local, constatou-se que o banheiro destinado às pessoas com deficiência foi transformado em depósito de material de limpeza e outros objetos estranhos ao local. A mesma situação de descaso se observou na sala de perícia médica, que não tem nenhum tipo de sinalização para deficientes visuais e a maca para atendimento é fixa, ao passo que tal equipamento deveria ter altura regulável.


7 visualizações

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
             SIGA-NOS
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now