Queimados contará com uma Roda de Oxalá na programação especial da Consciência Negra


Atividades começam nesta quarta-feira (20) e incluem rodas de capoeira, apresentações culturais e palestras

Promover uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil e combater o racismo serão os pilares da programação do “Novembro da Consciência Negra” promovida em Queimados, na Baixada Fluminense. O evento alusivo ao dia de Zumbi dos Palmares, celebrado nacionalmente em 20 de novembro, conta com diversas atividades como rodas de capoeira, apresentações culturais e palestras.

A abertura das comemorações acontecerá nesta quarta-feira (20) com a Roda de Oxalá (na Praça dos Eucaliptos) e a Missa Afro (na Igreja de São Francisco de Assis). O encerramento ficará por conta do III Seminário de Educação e Relações Étnico-Raciais, que será realizado dia 28, no Teatro Metodista.

O Dia Nacional da Consciência Negra foi sancionado pela Lei 12.519 de 2011, que instituiu a comemoração da data sem obrigatoriedade de feriado. No entanto, atualmente, o dia é considerado feriado em mais de mil municípios e tem a finalidade de conscientizar, discutir e levantar debates sobre questões étnico-raciais e sociais que envolvem as lutas e a defesa dos direitos da população negra.

Programação:

Primeira Roda de Oxalá pela união das casas de matriz afro (Barracas típicas, roda de capoeira, grupo de afoxé e palestra) Data: 20/11 Horário: 9h Local: Praça dos Eucaliptos

Entrada Franca

Missa Afro (Cerimônia e feijoada) Data: 20/11 Horário: 10h Local: Igreja de São Francisco de Assis (Rua Tanguará, 431 – Vila Jacinta)

Entrada Franca

Capoeiragem entre camaradas (Roda de capoeira) Data: 23/11 Horário: 14h Local: Rua O, 2599 – Conjunto Vila Camarim

Entrada Franca

Caldeirão Cultural (Debate, percussão, pagode e feijoada) Data: 24/11 Horário: 11h Local: Espaço Sociocultural Kunta Kintê (Rua Nilton, 125 – Vila do Tinguá)

Entrada Franca

III Seminário de Educação e Relações Étnico-Raciais: Educação e Educação astirracista: transitoriedades e processos Data: 28/11 Horários: Manhã- 8h / Tarde – 13h30 / Noite – 18h30 Local: Teatro Metodista (Avenida Ver. Marinho Hemetério de Oliveira, 1180, Pacaembu)

Entrada Franca

#consciencianegra #Queiomados #RodadeOxalá #missa #capoeira #seminário #caldeirãocultural

8 visualizações

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
             SIGA-NOS
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now