Defesa Civil de Duque de Caxias lança plano de contingência para o verão


Fotos: Gabriel Mendes

A Defesa Civil de Duque de Caxias lançou na manhã desta quinta-feira (12) seu Plano de Contingência para desastres naturais (inundações e deslizamentos), que estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos na resposta a emergências. O Plano Verão vai até o dia 30 de abril de 2020, período de chuvas fortes, e poderá ser prorrogado pelas autoridades. A apresentação foi no quartel do GOPP – Grupamento de Operações com Produtos Perigosos dos Bombeiros, em Campos Elíseos, para representantes da Defesa Civil Estadual, voluntários e dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil – NUDECs. O município conta hoje com 9.022 voluntários cadastrados e cerca de 1.500 pessoas que passam por treinamento semanalmente durante todo o ano. Desses, 450 são líderes comunitários que atuam nos quatro distritos, em número maior nas regiões consideradas de risco que contam com 18 sirenes e 18 pluviômetros. Em casos de emergências os órgão públicos municipais, estaduais e federais são acionados junto com os voluntários capacitados sobre riscos, desastres naturais e procedimentos. O subsecretário municipal de Defesa Civil de Duque de Caxias, André Luiz Xavier, falou dos procedimentos de mobilização a serem tomados nesse período quando todas as atenções se voltam para o perigo das chuvas. Destacou também os cursos realizados durante todo ano para lideranças comunitárias e voluntários e do trabalho realizado nas escolas públicas com treinamento para estudantes e seus responsáveis. O município conta com 18 pontos de apoio e abrigos temporários (escolas, igrejas, associações de moradores e clubes). Todos os anos, em parceria com a Associação da Empresas de Campos Elíseos, a Defesa Civil Municipal realiza um simulado com voluntários do Processo Apell que mobiliza mais de cinco mil pessoas e autoridades (Defesa Civil Estadual, Bombeiros, polícias civil, militar e federal, guarda municipal, Secretarias de Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos, Meio Ambiente, Segurança, Obras, Serviços Públicos, Cruz Vermelha, Bombeiros Civil Comunitário e escoteiros, entre outros), que poderão ser acionadas em situações de emergência. Alertas pelo SMS “A população conta também com o envio de mensagem de texto SMS pela Defesa Civil permitindo uma comunicação rápida e direta, além de orientar sobre os procedimentos que devem seguir no caso de desastres. Para se cadastrar, o interessado deve enviar mensagem para o número 40199 e informar o CEP da região”, disse o subsecretário municipal de Defesa Civil André Xavier.


0 visualização

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now