MPF discute construção de articulação interinstitucional sobre segurança pública na Baixada Fluminen

Ministério Público Federal (MPF) realizou, em 22 de janeiro, a terceira reunião de construção da articulação interinstitucional sobre segurança pública e cidadania, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense (RJ). Na reunião, ficou definido o lançamento da Articulação Interinstitucional pelo Direito à Vida Negra, Pobre e Periférica da Baixada Fluminense para 25 de março, às 14h, na Procuradoria da República do Município (PRM) em São João de Meriti.
Participaram dos encontros a Defensoria Pública da União, a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Associação de Moradores de São João do Meriti e as organizações sociais Fórum Grita Baixada, Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial, Coletivo Minas da Baixada, Visão Mundial, Ocupa Nova Iguaçu, Rede de Mães e Familiares Vítimas da Violência de Estado RJ, Movimento Negro Unificado e Movimenta Caxias. A articulação deverá ser ampliada, com o convite a outras entidades e representações do Poder Legislativo (comissões da Alerj), da Defensoria Pública e do Ministério Público estadual.
A articulação busca defender o direito à vida sem a marca da violência do Estado e sem o racismo estrutural. Além disso, pretende discutir o combate a todas as formas de opressão, violência e exclusão contra as mulheres, indígenas, população LGBTQI e pessoas com deficiência que vivenciam constantes violações dos direitos humanos nos 13 municípios da Baixada Fluminense (RJ).
Foram definidos também os três primeiros temas a serem discutidos: projeto segurança presente, feminicídio e ataque à templos religiosos de matriz africana na região da Baixada Fluminense (RJ).