Os moradores de Queimados sofrem com as fortes chuvas dos últimos dias
Moradores estão sem água há três dias no bairro Santo Expedito

A cidade de Queimados, na Baixada Fluminense foi uma das mais atingidas com as fortes chuvas dos últimos dias. De acordo com a Defesa Civil, 177 milímetros de chuvas foram registrados em toda a cidade durante as últimas 48 horas. A prefeitura da cidade chegou a montar um gabinete de crise para ajudar os moradores e os bairros mais atingidos pelas chuvas. Entre as ações promovidas pela prefeitura está a limpeza de rios em parceria com o Inea, desentupimento de bueiros e desobstrução de vias.
Segundos informações da prefeitura, os bairros mais afetados pelas chuvas nas últimas 48h, foram: Fazendinha (177,6mm), Jardim da Fonte (147,7mm), Inconfidência (138mm), Morro da Paz (140,2mm), Parque Palmeiras (133,8mm) e Morro da Caixa D’Água (90,2mm). Mas há registros de alagamentos e deslizamento de terra nos bairros Vila Americana, Jardim Alzira, Jardim da Fonte e Belmonte, entre outros 10 bairros da cidade.

No bairro Vila São João os moradores chegaram a fazer um protesto exigindo a presença do poder público, neste bairro os moradores chegaram a ficar com água acima da cintura, conta um dos moradores, seu Antônio da Silva. “Perdemos quase tudo com água pela cintura. Aqui o problema é que tem uma galeria que não suportou o volume de água”, conta.
Os moradores também reclamam da falta de iluminação e segurança no bairro. “Aqui é assalto a qualquer hora do dia”, conta a moradora. Também há registros de desabamentos no bairro e os moradores estão sendo orientados a ir para abrigos públicos ou casas de parentes. “Minha casa está interditada desde o dia 14 de fevereiro mas eu não tenho para onde ir. Estou esperando a prefeitura me encaminhar para o aluguel social”, destacou outro morador. A prefeitura registrou 63 solicitações, sendo seis casas interditadas definitivamente e cinco provisoriamente. Até o momento 9 pessoas estão desalojadas.
Famílias são encaminhadas para pontos de apoio
As famílias afetadas estão sendo encaminhadas para quatros pontos de apoio para acolhimento das famílias atingidas pelas chuvas, são eles: CRAS do Bairro Valdariosa (Rua Juno, s/n – Parque Olimpo), CRAS Nova Cidade (Rua Cecilia, 1523 – Vila Camarim), CRAS Vandir Dutra (Rua Pedro Lima, s/n – São Roque) e a Escola Municipal Oscar Weinschenck (Rua Heloísa, s/n – Vila do Tinguá). Também há outras instituições privadas oferecendo ajuda como ponto de apoio e doação de alimentos e roupas como a Cabana Espírita de Pai Fabrício (Rua Capitão Custódio Caravana, 27, Centro, Queimados) e o Salão de festas La Bamba (Rua Alvaro Soares, lote 10, São Roque, Queimados).
Assista ao vídeo