ALUNOS EM PROCESSO DE INCLUSÃO RECEBEM KIT COM MATERIAL ADAPTADO


A inclusão social é uma das marcas da Escola Viva! Os alunos em processo de inclusão da rede municipal estão recebendo gradativamente um kit com um caderno da Escola Viva, um caderno adaptado pelo professor regente, além de atividades elaboradas pelo professor do Atendimento Educacional Especializado para atender a necessidade de cada aluno. Duas legislações pautam a oferta do ensino ao aluno em processo de inclusão, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), e resolução nº 0005 do Conselho Municipal de Educação, que passa algumas orientações e normativas para o atendimento do aluno com necessidade especial. “O aluno em processo de inclusão em qualquer ano de escolaridade, da creche ao EJA, tem direito à adaptação e flexibilização do currículo, ou seja, tudo que for planejado precisa atender a individualidade do aluno, respeitando o ritmo dele, até onde consegue alcançar, tudo deve ser pensado de forma singular e individualizada. Então, a rede fez os cadernos da Escola Viva e os cadernos foram adaptados para atender à necessidade do aluno, por isso que não existe um caderno padrão para os alunos em processo de inclusão na rede, porque isso seria violar a legislação, e cada aluno é único”, explicou a coordenadora pedagógica, Hilda Rodrigues. A professora da sala de recursos, Ana Cristina Clemente explicou sobre a importância do material para os alunos. “Nós pensamos em cada um, na hora de preparar o material, por exemplo, temos um aluno com paralisia cerebral e cadeirante, então pensamos no trabalho de cores, e com o auxílio da mãe ele conseguirá encaixar as bolinhas. Preparamos uma atividade com material reciclável para ele encaixar as letrinhas e montar o nome dele, visando auxiliar no desenvolvimento. Algumas pessoas questionam se eles irão conseguir fazer, mas preparamos as atividades de acordo com a habilidade de cada um e tenho certeza que irão conseguir desenvolver. Nós temos que trabalhar e estimular as crianças”, afirmou a professora. A vendedora Marinete de Assis, mãe da Débora, resume em uma palavra o trabalho executado pela equipe da Escola Municipal Denise Malinosky. “Gratidão é a palavra que define o trabalho deles! Agradeço todo carinho, paciência e cuidado, porque não é fácil lidar com uma criança no grau de especialidades que minha filha tem e eles conseguem lidar com ela. Esse trabalho que eles fazem é muito bonito e gratificante para nós que somos pais de crianças especiais”, contou. A mãe do pequeno Luiz Carlos, Izaura do Nascimento, ficou feliz por receber o caderno com o material adaptado. “Gostei muito porque estava vendo outros pais buscando atividades para os filhos fazerem em casa, e achei que ele não iria receber também, porque ele não lê e tem dificuldade na fala. Quando a diretora mandou mensagem avisando que era para vir buscar, eu fiquei muito feliz porque agora ele vai ter atividades para interagir em casa”, disse a dona de casa.

14 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
             SIGA-NOS
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now