Baixada terá 1º festival online de capoeira



O Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc, apresentam o 1º Festival de Capoeira Raízes da Resistência.


O evento acontece em dois dias, no sábado (17) das 8h30 às 17h00 e no domingo (18) das 8h30 às 12h20. Devido a pandemia o evento será transmitido gratuitamente pelo Facebook (somente na atividade das 09h20 de sábado) e Instagram @capoeiramovies.


O fundador do Instituto Raízes da Resistência, Mestre Comprido, um dos organizadores do evento, afirma que o festival é uma oportunidade de avanço na popularização da capoeira, além de mostrar que ela atua como instrumento de inclusão.


“Durante o Festival, apresentaremos as nuances da capoeira, mostrando toda sua diversificação através de oficinas, atividades para crianças, palestras e um aulão. O evento foi pensado para avançarmos ainda mais na visibilidade da capoeira, mostrando que ela é totalmente inclusiva e aberta a todas as classes sociais e idade, inclusive para pessoas com necessidades especiais.” Afirmou Mestre Comprido.


As oficinas oferecidas pelo festival passam pela musicalidade dentro da capoeira, como cantos e instrumentos que estabelecem a comunicação entre os capoeiristas. A oficina Kids oferecerá aulas em formato lúdico e também a de berimbau, que irá ensinar passo a passo a confecção do principal instrumento da capoeira. Uma demonstração de pirografia (arte de decorar diversos tipos de materiais como a madeira com marcas de queimadura) também faz parte da programação do festival.


Temos ainda a oficina de Capoeira Angola, que oferecerá aula teórica e prática sobre esse estilo, que é caracterizado por ser jogado de forma mais lenta e cadenciada, composta por movimentos furtivos e executado de modo rasteiro e suave. O componente principal desse estilo é a malícia.


E no quesito inclusão, o Festival vai contar com uma palestra sobre capoeira adaptada, desenvolvendo o tema para pessoas com necessidades especiais, tratando da importância da inclusão, tal como seus benefícios e dificuldades.

Presença de nomes importantes


Em um evento de capoeira não pode faltar a famosa roda, que promete ser um verdadeiro show, onde a união de todas as técnicas e movimentações serão exibidas. O 1º Festival de Capoeira Raízes da Resistência terá a presença dos mestres Nagô, Célio Gomes, Keto, Arraia e Kanoa. Também participam do evento a Aluna Vermelha e os professores Buda e Shayna, além de Kedão-KGF e Graduado Gigante.


Serviço As atividades serão transmitidas no instagram @capoeiramovies, com exceção da abertura que será transmitida no facebook @capoeiramovies.

Sábado – 17 de abril

09h00 - Abertura do evento

09h20 - Oficina de musicalidade na capoeira (Mestre Nagô)

10h30 - Atividade para crianças (Aluna Vermelha e Prof. Buda)

12h40 - Oficina de berimbau (Kedão)

13h40 - Capoeira Angola (Mestre Célio Gomes)

14h40 - Oficina de arte, Pirografia em pandeiros e Cabaça (Graduado Gigante)

15h40 - Oficina de Maculelê (Mestre Keto)

16h20 - Oficina de Jongo (Professora Shayna)

17h00 - Encerramento

Domingo – 18 de abril

09h00 - Abertura do evento

09h20 - Aulão (Mestre Arraia)

10h20 - Roda Livre

11h20 - Palestra Capoeira adaptada (Mestre Kanoa)

11h50 - Homenagem ‘‘Tempos que não voltam mais’’

12h20 - Encerramento com samba, roda e maculelê



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo