Câmara discute diminuição de cadeiras na Câmara Municipal de Queimados e pode deixar 150 candidatos

Partidos assinam abaixo assinado solicitando à Câmara que não aprove o projeto de redução das cadeiras


Ver. Antônio Almeida (PSD)

O vereador Antônio Almeida (PSC) protocolou uma projeto de emenda à Lei Orgânica municipal solicitando a diminuição no número de cadeiras de 17 para 13. O projeto está causando grande polêmica na cidade porque serão pelo menos 150 candidatos de fora da disputa e para cada mulher fora, são 2 homens de fora.


A justificativa do autor do projeto trata da questão econômica. Segundo ele, seria uma economia para os cofres públicos diminuir a folha de pagamento com os vereadores, algo altamente questionado pelo Coach eleitoral. Fábio Oliveira. “A Câmara não vai receber menos por ter menos gente na folha de pagamento porque o duodécimo é o mesmo”, disse.


Para o Coach eleitoral Fábio Oliveira, esse é um desgaste desnecessário e antidemocrático. “Mudar o jogo no meio da disputa é no mínimo desleal com as pessoas. Estão brincando com o sonho e com o trabalho das pessoas. Estamos buscando assinatura de vários partidos para tentar a sensibilizar”, lembrou.



O presidente da casa, vereador Nilton Moreira (PSDB), destacou que muitos vereadores apresentaram projetos parecidos para diminuição de cadeiras, mas existe apenas um com sete assinaturas que entrará na pauta e ressaltou que o processo não é tão simples assim. “Temos uma questão de esclarecimento: existe somente um projeto para mudar a Lei Orgânica, que é do a do ver. Antônio Almeida para diminuir para 13 cadeiras. Vale ressaltar que o projeto precisa ser estudado e apresentado em duas sessões para aprovação da emenda.”, lembrou.


A mudança mexe no coeficiente eleitoral, ou seja, é a divisão dos votos válidos pelo número de cadeiras a preencher. O resultado desta divisão significa a quantidade de votos que o partido precisa alcançar para eleger os vereador.


Segundo dados dos TSE de maio de 2020 Queimados tem 87.777 mil eleitores e a média de abstenções histórica de Queimados é de 20%, logo para se encontrar o coeficiente eleitoral de Queimados é preciso tirar os 20% de média de abstenções do número de eleitores para encontrar o real comparecimento nas urnas, que gera em torno de 70.222 mil eleitores, como explica, o professor Fábio Oliveira, reitor da universidade da política.


Ele também coordenou as maiores campanhas eleitorais da cidade, “Essa mudança vai prejudicar muito os novos candidatos nestas eleições. Ainda precisamos retirar o número de votos brancos e nulos que giram em torno dos 10%. Ou seja, 10% destas pessoas que vão a urna votar, optam por votar branco ou nulo. Então, a projeção para os votos válidos está em torno dos 63.200 mil eleitores.


A pandemia mudou completamente o cenário eleitoral para as eleições de 2020. Agora o prazo para as convenções será de 31 de agosto a 15 de setembro e o período para convenções será de 16 a 25 de setembro, será o prazo para registro de candidatura. No dia 26 de setembro começam efetivamente a propaganda eleitoral e a liberação para fazer campanha. O dia da eleição está fixado em 15 de novembro, ou seja, os candidatos ganharam mais 5 dias para fazer campanha. 50 dias efetivamente, desconsiderando o dia da eleição que não se pode fazer campanha.



Assista a entrevista do “Papo de especialista” com Fábio Oliveira neste domingo, às 10h em nossa página

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=562316944442176&id=13996770334377


188 visualizações

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
             SIGA-NOS
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now