Em Mesquita será dia de repescagem para quem perdeu a data de vacinação



A Secretaria Municipal de Saúde de Mesquita aplicará a vacina contra covid-19 nos idosos de 60 anos nesta sexta-feira, dia 16 de abril. Já no sábado, a imunização funcionará em esquema de repescagem, ou seja, direcionado a quem perdeu a data de se vacinar. Vale lembrar, no entanto, que quem já tomou a primeira dose e está no prazo para receber a segunda pode se vacinar em qualquer dia. Para isso, basta se dirigir diretamente ao posto em que recebeu a primeira dose ou fazer o agendamento, a partir do site http://vacinacovid19.mesquita.rj.gov.br.

É preciso apresentar RG, CPF e comprovante de residência para receber a vacina contra a covid-19, que está sendo aplicada em três locais do município. São eles a Clínica da Família Jacutinga, na Rua Barão do Rio Branco s/nº; a Clínica da Família São José, que fica na Avenida União 676, em Santa Terezinha; e o drive-thru montado no Paço Municipal, mas com entrada pela Avenida Brasil, na Coreia. Nas clínicas, o horário é de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e de 8h ao meio-dia, aos sábados. Já no drive-thru, a vacinação acontece das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 14h, aos sábados.

Agendamento

Quem faz parte do grupo chamado para receber a vacina contra covid-19 pode agendar tanto a primeira quanto a segunda dose. O cadastro é feito pelo site http://vacinacovid19.mesquita.rj.gov.br, das 7h às 22h da data anterior à vacina, ou em uma das unidades municipais de saúde de Mesquita. O agendamento não é obrigatório, mas a Secretaria Municipal de Saúde recomenda que ele seja feito, porque facilita o trabalho das equipes que estão vacinando e diminui a espera e, consequentemente, as filas nos postos de vacinação, evitando aglomerações.

O sistema de agendamento mostra os locais disponíveis com vacina contra a covid-19 em Mesquita. Além disso, aponta também quantas doses cada unidade ainda possui. Ali, o mesquitense já se informa sobre a documentação necessária para receber a vacina. No entanto, no caso do agendamento da segunda dose, o munícipe precisa informar qual o laboratório da primeira dose recebida. A informação está no próprio cartão de vacinação. É preciso, ainda, conferir se há estoque daquele laboratório no posto escolhido.

Segunda dose

Para se proteger contra a infecção por coronavírus, é preciso que a segunda dose da vacina contra a covid-19 seja aplicada em todas as pessoas que já foram contempladas com a primeira dose. E é importante frisar que, no município de Mesquita, essas doses destinadas à segunda aplicação estão separadas. Quem foi vacinado com a CoronaVac deve retornar para receber a segunda dose da vacina entre 21 e 28 dias após a primeira aplicação. No caso da vacina AstraZeneca, no entanto, esse prazo sobe para cerca de 12 semanas. Mas quem esqueceu ou perdeu o prazo por qualquer outro motivo, pode agendar sua vacinação ou se dirigir diretamente ao local da primeira aplicação.

Postos de vacinação em Mesquita:

– Drive-thru do Paço Municipal – Entrada pela Avenida Brasil, na Coreia – Segunda a sexta, das 8h às 16h, e sábados, das 8h às 14h.

– Clínica da Família Jacutinga – Rua Barão do Rio Branco s/nº – Segunda a sexta, das 8h às 17h, e sábados, das 8h ao meio-dia.


– Clínica da Família São José – Avenida União 676, em Santa Terezinha – Segunda a sexta, das 8h às 17h, e sábados, das 8h ao meio-dia.

Fotos: Márcio Maio/PMM

3 visualizações0 comentário