Mesquita planeja plano de mobilidade urbana para os próximos 20 anos



A Prefeitura de Mesquita realizou na noite da última terça-feira, dia 26 de janeiro, uma audiência pública para discutir a mobilidade urbana no município. A ação fez parte da agenda do PlanMob-Mesquita, o Plano Municipal de Mobilidade Urbana. O documento norteará as ações de curto, médio e longo prazo na cidade que estiverem relacionadas às questões de mobilidade. A ideia é otimizar os deslocamentos, principalmente o de pessoas e de cargas no município, já que essa circulação interfere no desenvolvimento econômico não só da cidade de Mesquita, mas também de parte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Para garantir a segurança dos participantes, a audiência pública aconteceu de forma on-line, transmitida pelas plataformas Zoom e Facebook. Além de pessoas ligadas ao governo municipal, participaram da audiência representantes da Fetranspor, da Firjan e da ABCP, a Associação Brasileira de Cimento Portland.


A participação das pessoas na criação do PlanMob-Mesquita é fundamental. Afinal, é justamente para melhorar a qualidade de vida delas que esse plano é necessário. Já fizemos consulta pública pelo Colab e reuniões com representantes da sociedade civil, do poder executivo, das empresas de transporte e dos comerciantes, assim conseguimos reunir informações para chegar ao diagnóstico situacional de Mesquita nessa questão da mobilidade”, explica Rholmer Louzada Junior, secretário municipal de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos de Mesquita.

Durante a audiência pública, foram apresentados o diagnóstico e o prognóstico de Mesquita. Ou seja, a equipe responsável pela elaboração do PlanMob-Mesquita expôs não só os problemas que a cidade precisa enfrentar, mas também o que deve acontecer na cidade se nada for feito para evitar que o trânsito e o transporte no município sejam prejudicados. O fato de Mesquita ter três estações de trem, por exemplo, foi algo elogiado. No entanto, o levantamento mostrou que apenas 13 mil pessoas utilizavam o sistema ferroviário como meio de transporte, mesmo antes da pandemia. Destas, 61% iam a pé até a estação; 23% utilizavam ônibus no percurso, 4% utilizavam vans e 2% iam de moto.


O diagnóstico realizado mostra ainda que 45% das viagens que começam e terminam em Mesquita são feitas de carro, enquanto 35% são realizadas a partir de transporte ativo, ou seja, a pé ou de bicicleta. Apenas 20% dessas viagens são realizadas em ônibus. Das locomoções motorizadas, 45% são motivadas pelo trabalho, 18% pela educação e 37% por outros motivos. Outra curiosidade abordada é que a análise identificou que 30% da população de Mesquita que trabalha está empregada em Mesquita, mas 44% trabalha no Rio e 11%, em Nova Iguaçu.


Já em relação ao prognóstico, em um cenário semelhante ao atual, estima-se que até 2040 a velocidade média do trânsito de Mesquita caia 25%. Por outro lado, a tendência é que a quantidade de viagens na cidade aumente 30%. Daí a necessidade de se apostar em políticas públicas capazes de melhorar o transporte ativo na cidade, estimulando a locomoção a pé ou de bicicleta, por exemplo.


O PlanMob-Mesquita está sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos e desenvolvido por uma consultoria contratada. Quem não conseguiu acompanhar a audiência pública pode assistir o vídeo da transmissão no Facebook oficial da Prefeitura de Mesquita e, além disso, há um no endereço http://www.mesquita.rj.gov.br/pmm/planodemobilidade/ onde é possível se informar sobre as agendas, acompanhar todas as notícias veiculadas sobre o PlanMob-Mesquita e enviar dúvidas ou sugestões para a equipe.

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