MPF move ação para que União defina cronograma urgente de pagamento de auxílio-emergencial de R$ 600


Diante da pandemia da covid-19, demora na divulgação do calendário de pagamento pode causar vulnerabilidade à população na Baixada Fluminense


O Ministério Público Federal (MPF) move ação civil pública, com pedido de tutela de urgência, para que a União, em 24 horas, manifeste-se sobre o cronograma de implantação do benefício de auxílio-emergencial previsto na Lei 13.982/2020, indicando expressamente a forma de efetivação dos pagamentos de todos os beneficiários em prazo que não exceda a uma semana. Requer-se, ainda, a garantia de um sistema simplificado para a concessão de benefícios a pessoas que não disponham de acesso a sistemas digitais nem estejam cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), no prazo máximo de uma semana. A ação foi proposta na seção judiciária de São João de Meriti (RJ), que abrange os municípios de São João de Meriti, Mesquita e Nilópolis.


Além disso, com base na Lei 13.982/2020, o MPF ressalta que os critérios definidos pela União não podem excluir qualquer categoria de trabalhadores e pessoas que preencham os requisitos de renda para o recebimento do benefício, ainda que não estejam cadastrados no CadÚnico. Pela Lei no 13.982/2020, durante o período de 3 meses, será concedido auxílio emergencial no valor de R$ 600 mensais ao trabalhador diante da pandemia do novo coronavírus.


A ação ressalta que o benefício já está previsto em lei, além de a Medida Provisória 937 ter indicado a abertura de crédito extraordinário para o seu financiamento. "O que se busca na presente demanda não é a alteração de qualquer política pública fixada em lei, mas o estabelecimento de um cronograma urgente de implantação do benefício nela já previsto,com recursos já assegurados, a uma população de baixa renda que é majoritária nos municípios desta subseção", afirma a ação. Segundo a peça, a falta de indicações concretas de implementação do auxílio emergencial, fruto de debates sobre a necessidade de emenda constitucional, bem como o processamento lento na definição de beneficiários, podem gerar riscos à imensa população vulnerável que vive nos municípios da região.


"Neste cenário de crise social, a população que faz jus ao benefício necessita de recursos mínimos para preservar sua subsistência digna. É necessário, pois, que a Administração Pública se paute pelo princípio da eficiência para empreender esforços no sentido de garantir a concretização dos direitos a que suas finalidades constitucionais são destinadas, de modo a implementar de maneira urgente o benefício previsto na Lei no 13.982/2020”, conclui.

11 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
             SIGA-NOS
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now