Polo de atendimento exclusivo para Covid-19 já funciona em Mesquita



Espaço é fruto de parceria entre o município e a Fiocruz e atende pessoas com sintomas do novo coronavírus diariamente, das 8h às 20h


O município de Mesquita abriu, nesta segunda-feira, dia 23 de março, um polo de atendimento exclusivo para Covid-19. O espaço, localizado na Avenida União 525, no bairro Santa Terezinha, está pronto para receber pacientes com sintomas do novo coronavírus, para diagnóstico e encaminhamento ao tratamento adequado. O funcionamento é diário, das 8h às 20h.

“Temos profissionais preparados para receber essas pessoas em toda a nossa rede municipal. Nesse polo, no entanto, os esforços são unicamente para auxiliar quem apresenta sintomas e precisa de um diagnóstico clínico. Tudo aqui foi planejado especificamente para isso”, frisa o prefeito Jorge Miranda.


O polo de atendimento exclusivo para Covid-19 é fruto de uma parceria que a Prefeitura de Mesquita mantém com a Fiocruz. Entre outras atividades, ela já trouxe para Mesquita o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Agora, com esse novo polo, a intenção é combater o avanço da Covid-19 em Mesquita e na Baixada Fluminense, de forma geral, já que se trata de uma região com bastante deslocamento intermunicipal. Para isso, os profissionais atuam no espaço realizam uma triagem para avaliar se é necessária a internação do paciente ou se, em casos leves, a pessoa pode ser liberada para manter a quarentena de 14 dias em casa.


“Essa é uma estratégia que já foi realizada pelo Ministério da Saúde na época da H1N1 e também para a dengue. Um bom planejamento das prefeituras municipais e das secretarias estaduais pode ajudar bastante o SUS nesse momento”, avalia Daniel Soranz, professor e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, que acompanhou no fim de semana o treinamento dos profissionais do polo e, nesta manhã, o início das atividades.

O atendimento é feito por uma equipe com 10 profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Eles já foram preparados para o diagnóstico clínico dos pacientes. E, em caso de necessidade, encaminhar os casos mais delicados para a UPA de Edson Passos ou um hospital estadual.


“Nós mesmos faremos esse encaminhamento, levando os pacientes às unidades para testes ou até mesmo internação. Nos casos de sintomas mais leves, colheremos os dados desses pacientes para que, enquanto eles estiverem em quarentena, se protegendo e evitando o contágio de outras pessoas, possamos monitorá-los via telefone e internet”, explica Dr. Emerson Trindade, secretário municipal de Saúde de Mesquita.

3 visualizações0 comentário

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
             SIGA-NOS
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now