Qual a diferença de Rede Social para Mídia Social

Atualizado: Fev 19


Estas redes sociais modificaram muito o modo de ver a vida de um novo público gerador de conteúdo e que não fica mais à mercê dos grandes veículos de comunicação para receber e repassar notícias. Essa nova geração vem ganhando também muita credibilidade em seus conteúdos porque passam uma realidade que vai além da virtual e recebem de volta uma resposta imediata.

Para os políticos acostumados a tantas restrições de divulgação eleitoral, a internet virou um campo fascinante de divulgação e funciona como excelente fonte geradora de informações em uma via de mão dupla. Através dos perfis políticos, é possível conhecer mais rapidamente a proposta dos candidatos e até pesquisar mais sobre suas atitudes políticas. Em contrapartida, sabendo utilizar cada mídia adequadamente, os candidatos conseguem um contato muito mais imediato com seu público.

Os cidadãos estão cada vez mais críticos e esperam respostas imediatas de seus políticos e  se os políticos não derem a devida atenção à internet correm sérios riscos. No entanto, é preciso estudar, pesquisar, conhecer os critérios da legislação eleitoral que muda a cada pleito. Para 2018, o TSE já elencou 10 novas resoluções sobre as regras para as eleições de 2018. Leia em: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2017/Dezembro/tse-aprova-10-resolucoes-sobre-regras-das-eleicoes-gerais-de-2018

Qual a melhor rede social para trabalhar. Uma, duas ou todas??

Cada redes social têm funções específicas de atuação. Vale a pena estudar seus perfis antes de sair publicando livros em rede de fotos e somente fotos em fóruns de discussão. Também não adianta criar perfil e todas e não ter fôlego para atualizar. Vale ressaltar também que as oportunidades de impacto são muitas e valiosas na hora de disseminar uma informação. Por isso, a importância de divulgar somente informações relevantes, tentar atingir um público cada vez mais segmentado e ligado ao seu ideal de perfil a ser alcançado, observando tanto a demografia, geografia e a psicografia deste. Ou seja, disseminar informações que sejam desejadas e solicitadas por seu próprio público é a melhor maneira de evitar a rejeição. Essa é a chamada “teoria dos laços” de convivência. Que pode ser forte ou fraco, dependendo do grau de conhecimento de ambas as partes.

Com tantas plataformas digitais, fica muito mais fácil para o profissional de marketing alcançar um público gigante, mas o diferencial está exatamente em fechar o foco. Neste caso a quantidade pode não reverter em bons resultados e sua mensagem acabar numa caixa de spam como algo indesejado. Em alguns países estas práticas de disseminação de informação já são consideradas criminosas como invasão de privacidade. Para tanto, não custa nada perguntar antes, se o seu público deseja mesmo receber tal conteúdo. Além de estabelecer uma relação de respeito, também garante menos dores de cabeça judiciais no futuro já que as redes sociais não têm fronteiras.

Características das plataformas digitais

Para cada tipo de informação a ser disseminada é importante analisar a plataforma a ser utilizada, como citamos acima. Para conteúdos mais extensos e estruturados, o ideal é a utilização de sites que podem ser institucionais, comerciais, promocionais ou informativos. Neste âmbito ainda se pode utilizar os mini-sites para conteúdos mais verticalizados como esporte, cultura e lazer, visando atrair perfis de públicos mais específicos. Funcionam como páginas de um site.

Também é muito comum a utilização de hotsite para eventos esporádicos com prazos de validade curto. É muito comum também para lançamentos de produtos, vendas de ingressos, etc. O visual também é diferenciado. Funciona como um popup de site.

Já os portais apresentam um site permanente com conteúdos voltados para público assinante. Mesmo oferecendo conteúdos gratuitos, eles oferecem ferramentas exclusivas para assinantes com conteúdos mais completos.

Os blogs ainda continuam com uma aparência de diário, aquele que as adolescentes adoram escrever contando como foi o seu dia. Em formato verticalizado e com poucas ferramentas de navegação. São simples e atendem muito bem a este objetivo. Os blogs também ganharam nova forma de utilização por empresas e produtos que compartilham experiências dos usuários e já existem blogs mais sofisticados que mais parecem sites.

Os perfis em redes sociais geralmente apresentam conteúdos mais despojados, bem parecidos com os do blog, só que em formatos mais curtos, misturados a fotos, vídeos e simples comentários do cotidiano, também trabalham muito em comunhão com outros usuários ao trocar comentários, curtidas e até compartilhamento de informações.

Os emails chegaram para substituir as tradicionais cartinhas escritas à mão e enviadas pelos correios que poderiam levar dias, semanas e até meses para chegar ao seu destino e que agora chegam em segundos. Os  atuais “correios eletrônicos” como são chamados, além de enviar notícias, também são grandes divulgadores de propagandas de todas as formas. Algumas segmentadas pela ferramenta do e-marketing, mas também muitas disparadas de forma aleatória como email de massa, sem o menor critério, causando grandes inchaços nas caixas de emails e aborrecimento para muitos usuários que tem que perder algum tempo esvaziando suas caixas de correios. Um transtorno que já virou caso de justiça. No entanto, ter uma lista de contatos extensa e bem administrada pode ser uma mão na roda na hora de divulgar suas informações e tem gente pagando caro por este “Mailing”.

Aparência é a alma do negócio

Já ouviu dizer que não basta ter dinheiro, tem que mostrar que tem. Ou seja, o cara pode ser rico, mas se anda mal vestido, não recebe o mesmo respeito da sociedade capitalista em que vivemos hoje. O mesmo serve para a aparência de suas redes sociais, principalmente os sites, blogs e assemelhados. Onde menos é mais. Menos pirotecnia, mais acessibilidade e facilidade no acesso aos conteúdos é fundamental para garantir a audiência.

A convergência dos meios de comunicação como aliada

A internet facilitou a chegada dos jornais aos lugares mais longínquos, assim como os jornais passaram a disponibilizar seus conteúdos também nas redes sociais. Abrindo mão de algum lucro para a divulgação gratuita de informação como chamariz para a captação de novos eleitores. Essa tática também tem ajudado muito as rádios comunitárias que com as restrições de amplitude da Lei, podem utilizar a internet para superar as fronteiras da comunicação via dial. Elas que não podem passar do raio de 1km pelo dial, mas não tem fronteiras pela internet. Até mesmo as TVs passaram a oferecer seus conteúdos pela internet como um up da programação. O único problema ainda é a internet precária oferecida no Brasil

#Política #estratégiasdemidias #redessociais #campanhaseleitorais #convergenciademídias

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
             SIGA-NOS
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now