Mesquita promove mutirão para diagnosticar novos casos de tuberculose

March 6, 2018


 

Evento irá conscientizar a população sobre o tratamento com objetivo de diminuir o atual cenário da doença na cidade

A Prefeitura de Mesquita realiza no próximo dia 10 de março (sábado) uma grande ação em comemoração ao Dia Mundial de Combate a Tuberculose. A atividade será realizada no Condomínio Habitacional Obra do PAC, localizado na Rua Rondon Gonçalves, nº 530, na Chatuba, das 9h às 12h.

O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), que mobilizará profissionais do Programa de Combate a Tuberculose e do Programa DST/AIDS, que além de avaliações nas pessoas que apresentam sintomas respiratórios da tuberculose, realizarão testagem de HIV nos pacientes com suspeita da doença. Os profissionais também irão distribuir panfletos informativos sobre as formas de tratamento e irão desenvolver ações educativas e recreativas. A equipe contará ainda com três enfermeiros que farão a triagem e encaminhamento para os serviços de saúde do município.

Segundo o secretário de Saúde, Emerson Trindade, a ação é urgente na cidade. “Mesquita encabeça as estatísticas de casos de tuberculose no Estado. E a Chatuba é onde se concentram os maiores casos. Precisamos mudar esse quadro e estamos trabalhando muito para isso. Principalmente em relação a conscientização do tratamento, que é totalmente gratuito, dura seis meses, mas não pode ser interrompido”, explica ele ao se referir aos dados divulgados pelo Sistema de Informação de (SINAN), onde Mesquita registra 86 novos casos de tuberculose, com 13 óbitos em 2017.

A gerente de Doenças de Transmissão Crônicas, Gláucia de Araújo, alerta sobre a importância de um rápido diagnóstico. “A tuberculose é contagiosa e por isso, quanto mais cedo o diagnostico for feito, menor será o tempo de transmissão e o risco de outras pessoas serem contaminadas. Ter uma vida saudável também contribui na diminuição do adoecimento das pessoas pela doença”, afirma.

A atividade será aberta e qualquer pessoa poderá participar da ação e passar pela triagem. Em Mesquita, os medicamentos para o tratamento da tuberculose são distribuídos nas unidades CMS Paraná, na Coreia, e no ESF Walter Borges, na ChatubaChatub 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270