Banda Santa Cecília comemora 70 anos

March 14, 2018

 

A música da Sociedade Musical Santa Cecília (SMSC) tomou conta da Praça Montese, em Pau Grande, Magé, neste domingo (11), e levantou o público com um repertório especial para comemorar seus 70 anos ao lado da comunidade de origem, num dia dedicado à valorização de sua história, prêmios e reconhecimentos por todo o estado.

“A nossa sede está de portas abertas para todos vocês, chegamos aos 70 anos e estamos comemorando com muitos esforços. A banda não pode acabar e contamos com vocês”, disse o presidente da SMSC, Julio Cesar de Oliveira.

A programação contou com um almoço beneficente, bingo, a abertura da feira cultural e do cantinho da memória da Sociedade Música e convidados como a banda do 32° Batalhão de Infantaria Leve de Petrópolis. 

 

Uma roda de conversa com músicos, diretores e pessoas que colaboraram com a história da SMSC, foi um dos momento de emoção, como Américo Francisco que está com 99 anos, Baltazar, Rubem, Klaumir e Carlão da Cuíca que fez uma bela apresentação, entre outros que contaram histórias do músico Kalil e as vitórias em competições de bandas pelo estado.


“A banda surgiu a partir da Liga Católica que pediu apoio à empresa América Fabril. As aulas eram na sede da Liga, aprendemos a marchar pelas ruas daqui, tocando o hino do escoteiro. Quando a gente vinha o Sr. Teles já gritava: lá vem a furiosa. E assim ganhamos esse apelido”, conta Rubem arrancando risadas de que veio para a roda de conversa.

Exposição e memória

Com apoio da Prefeitura de Magé, através da Fundação Cultural, a festa teve seu ponto alto com a apresentação da banda que levantou o público. Um repertório de clássicos como o dobrado “Barão do Rio Branco” e muita MPB que o público cantou junto. “Estamos aqui para fazer esse resgate. A banda Santa Cecília é um dos registros vivos nessa região. Tanto que foi reconhecida com o Prêmio Baixada de Patrimônio Cultural no ano passado. Assim como fizemos com a Orquestra Aquarius, vamos fazer com a banda Santa Cecília e trazer ela para a rua", enfatiza a secretária Álison Brandão, que é presidente da Fundação.

“Estamos inaugurando hoje o cantinho da memória. Quem tiver fotografias, documentos, registros com a banda Santa Cecília, eu gostaria de pedir que compartilhasse com a gente. Colocamos aqui para vocês verem o nosso acervo de instrumentos e documentos, até a primeira ata de reunião, diplomas, prêmios e troféus que marcam nossa história para que todos possam apreciar", conta o maestro Alessandro Ribeiro.
 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270