Série: Fala Minha Baixada - os Desafios de Guapimirim

March 13, 2018

 

Uma cidade sob o dedo de Deus. O ponto mais alto, do pico mais alto da Serra dos Órgãos  que leva ao município de Teresópolis. Vale ressaltar que o Pico Dedo de Deus, importante símbolo turístico do estado, localiza-se dentro da área territorial do município de Guapimirim do qual iremos falar nesta matéria. Uma pequena cidade da Baixada Fluminense que fica ao norte da capital do estado, a cerca de 84 quilômetros e uma área de 360,813 quilômetros quadrados. Sua população, em 2016, foi estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 57.105 mil habitantes, sendo, assim, o 37º município mais populoso do estado do Rio de Janeiro. Guapimirim está dividida em três distritos: Guapimirim, Vale das Pedrinhas e Citrolândia, possuindo um total de 29 bairros.


Guapi encontra-se localizada num vale formado pela base do Pico Dedo de Deus – Serra dos Órgãos, e faz limite com os municípios de Teresópolis e Petrópolis (norte), Itaboraí (sul), Cachoeiras de Macacu (leste) e Magé e fundos da Baía de Guanabara (oeste). 70% de seu território está em área de proteção ambiental. A região de Guapimirim abrange a área de manguezal mais preservada do estado, conhecida como Pantanal Fluminense.


Juntamente com os municípios de Petrópolis, Teresópolis, Friburgo, Magé, São José do Vale do Rio Preto, Três Rios, Comendador Levy Gasparian, Areal e Cachoeiras de Macacu, Guapimirim compõe a região turística do Rio de Janeiro chamada Serra Verde Imperial.
 

 

Em Guapimirim também, ainda se encontram bastante áreas preservadas da antiga estrada de ferro que ligava Guapimirim à Teresópolis, sendo uma área que esta começando a ser explorada por turistas recentemente, explica o secretário municipal de Turismo, Humberto Costa. “Estamos nos preparando em termos de infraestrutura para oferecer conforto e segurança aos nossos turistas, mas temos a consciência de que nosso território ainda não está preparado para o turismo apesar do grande potencial. Temos muitas cachoeiras, espécies raras de animais e flora, mas precisamos preparar estes espaços para que possa ser utilizado com preservação”, enfatizou.

 

 

Desafios de Guapi para desenvolver o turismo

 

A cidade já subiu de categoria  turística de D para C, segundo o Ministério do Turismo, seguindo critérios como geração de empregos, estabelecimentos para hospedagem e fluxo de turistas. A partir destes dados, o Ministério poderá enviar verbas para o desenvolvimento do turismo na região. Quanto maior a classificação, maiores os recursos federais. no entanto, os desafios para essa cidade ainda são muitos, conta a ex secretária municipal de turismo, Marina Rocha do bairro Modelo. “Temos que melhorar na questão da saúde pública e também educacional para que nossos espaços estejam preparados para receber os turistas. Falta saúde e segurança e os projetos precisam ser tratados com mais seriedade”, enfatizou.

 

Já o professor Ivan Coutinho, também morador da cidade, destaca a falta de saúde pública como um problema mais sério a ser resolvido. “Temos apenas um hospital na cidade e poucos postos de saúde. A questão do transporte público também é outro problema”, destacou.

 

O atual prefeito de Guapimirim é Jocelito Pereira de Oliveira mais conhecido como "Zelito Tringuelê"(PDT), natural de Rio de Janeiro, com ensino Fundamental completo, eleito em 2016 pela primeira vez. Na eleição, teve o apoio dos partidos PRB / PP / PDT / PTB / PSB / PEN / PT do B que formaram a coligação AGORA É A VONTADE DO POVO". O atual vice-prefeito é Ricardo de Oliveira Almeida, mais conhecido como Pastor Ricardo. A Câmara Municipal conta com apenas 9 vereadores.


Descubra Guapi 

 

 

 

 



 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270