Hoje é Dia do artesão

March 19, 2018

 

Quem vê um tapete pronto, uma boneca de pano ou até mesmo um lindo vestido de tricô não imagina o trabalho que dá. Alguns levam horas, dias e até meses para ficarem prontos. Mas no final o que resta é o gosto e a boa vontade do cliente para pagar o preço justo sem reclamar. Esta é a realidade do artesão. Para homenagear um profissional tão valioso a ONU instituiu o dia 19 de março como o Dia do artesão.

Profissão vem ganhando reconhecimento

Neurizete da Silva chegou a Queimados em 2007 e foi atrás de quem produzia artesanato na cidade, atividade a qual sempre se dedicou no Espírito Santo. Não encontrou quase ninguém. Foi então que resolveu fundar a Associação dos Produtores de Artesanato do Município de Queimados (ADPARQS) e incentivar a arte na região.

Hoje, são mais de duzentos artesãos cadastrados pela cidade que vendem os mais diversos objetos: de arranjos de origami a cachecóis a saídas de praia feitas de tricô. "Cada um trabalha com um segmento e, assim, a diversidade é grande", relata Neurizete, que também dá aulas de artesanato e reciclagem na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Queimados e mantém um quiosque na feira do artesão que acontece todos os sábados na Praça Nossa Senhora da Conceição.


A cidade de Queimados foi a primeira a ser cadastrada no Programa Nacional de Artesanato. No ato do credenciamento, também foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Queimados e o Estado do Rio. De agora em diante, Queimados entra no circuito cultural e de turismo do Estado no que tange ao artesanato. Participaram do evento, representando o prefeito Carlos Vilela, o seu vice, Machado Laz e a primeira dama, Lúcia Vilela.


 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270