Agricultores de Mesquita recebem Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar e Kit Feira

April 16, 2018

 

A Prefeitura de Mesquita sediou na última sexta-feira, dia 13 de abril, a cerimônia de entrega do Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf) e do Kit Feira para 14 agricultores da cidade. O evento contou com a presença do prefeito e vice-prefeito, Jorge Miranda e Waltinho Paixão, respectivamente; do secretário e subsecretário da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Agricultura (SETRADE), Janyr Menezes e Fábio Baiense; da delegada da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), Danielle Ribeiro; e do deputado federal, Aureo (Solidariedade).

 

O Sipaf identifica os produtos que têm em sua composição a participação majoritária da agricultura familiar, dando visibilidade a empresas da agricultura familiar que promovem a inclusão econômica e social dos agricultores, através da geração de emprego e renda no campo. O selo será impresso no rótulo das polpas produzidas na Cooperativa dos Produtores Agropecuários de Mesquita (COOPAMESQ) e a marca poderá ser usada por até cinco anos.

 

Já o Kit Feira é composto por dez barracas padronizadas, além de caixotes de plásticos que serão utilizados pelos agricultores familiares de Mesquita a partir do dia 9 de maio, na Feira da Agricultura Familiar, prevista para ser realizada na Praça Elizabeth Paixão, duas vezes por mês, onde toda produção de orgânicos da cidade estará disponível para a venda.

 

O prefeito Jorge Miranda comemorou as conquistas. “Eu me sinto honrado em saber que estamos dando dignidade para os agricultores da cidade, através da geração de políticas públicas. Esse é um marco para a história de Mesquita. Espero que todos os agricultores familiares da cidade também conquistem o Sipaf e assim, fortalecer cada vez mais o setor. Mesquita é a única cidade do Estado com registro de polpa concedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que permite a venda do produto de forma legalizada”, enfatizou o prefeito.

 

Daniele Ribeiro abordou sobre a necessidade de incentivar a agricultura no Estado do Rio de Janeiro. “O setor é muito significativo, mas precisa de mais investimento do poder público e incentivo para o plantio. Precisamos fortalecer e dar continuidade para a produção. Os números da agricultura não representam o potencial do estado. Fico feliz em saber que Mesquita está se organizando”, afirmou.

 

A emoção tomou conta dos agricultores familiares. A presidente da COOPAMESQ, Maria Vitória Dourado, fez questão de agradecer a todos os envolvidos no processo. “Hoje nós estamos realizando um sonho. Conseguimos avançar muito com a ajuda deste governo. Estamos empenhados em tornar o nosso trabalho cada dia melhor, mais rentável e conhecido”, disse. 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270