Japeri prepara inventário turístico

April 17, 2018

 

Alunos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ) estarão nos dias 25 e 26 de abril em Japeri para realizar o levantamento das potencialidades turísticas e culturais do município. O inventário turístico, que vai fazer parte do projeto Baixada Verde, será elaborado em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer (SEMETULER).

Os detalhes do estudo de campo foram analisados no encontro desta segunda-feira (16), com a participação das professoras Isabela Fogaça e Teresa Mendonça, da UFRRJ; Josilene Satyro, da coordenadoria de Política de Turismo de Japeri, além dos secretários municipais José Célio de Araújo, o Celinho, de Esporte, Turismo e Lazer; Marco Arruda, de Cultura; e Vinícius de Oliveira Araújo, de Urbanismo e Habitação.

“Este levantamento é uma das pautas do Baixada Verde. O inventário é uma exigência do Ministério do Turismo para fomento da atividade na região e para possíveis repasses no futuro. Contamos com esta parceria importante da UFRRJ na elaboração, do projeto, que tem total apoio do prefeito Carlos Moraes”, destacou José Célio.

De acordo com Josilene Satyro, o inventário não terá somente toda a oferta turística e cultural, entre atrativos naturais e artificiais, como também serviços, como bares, restaurantes, pousadas, entre outros equipamentos existentes no município.

“Japeri precisa de melhor infraestrutura hoteleira, de comunicação e de transporte, mas o município tem grande potencial turístico. O inventário, que após elaboração deverá estar disponível na internet, trará maior visibilidade e notoriedade para o município na área de turismo”, explicou Josilene Satyro.

O inventário turístico é uma das ações do Plano Estratégico Baixada Verde, iniciativa da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (SeTur) em parceria com o Sebrae/RJ e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

O Plano Estratégico foi elaborado com o objetivo de embasar ações para o desenvolvimento do turismo sustentável na Baixada Verde, formada pelos municípios de Japeri, São João de Meriti, Belford Roxo, Duque de Caxias, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados e Seropédica.

A demanda de estruturação do segmento surgiu depois que a Secretaria de Estado de Turismo instituiu como denominação turística da região o termo Baixada Verde, fazendo jus ao fato de que um terço da área verde da região metropolitana do Estado ficar na Baixada Fluminense. O termo Baixada Verde será incluído nos guias turísticos oficiais do Estado, como materiais impressos e digitais.

Japeri possui como atrações turísticas a rampa para a prática de voo livre, no Pico da Coragem; o Rio Guandu, utilizado para a prática de canoagem, o campo de golfe, o morro da Pedra Lisa, a antiga estação ferroviária de Japeri, entre outros equipamentos.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270