Mais um crime de intolerância religiosa na Baixada.

May 10, 2018

 

A noite do último domingo, 6 de maio, foi de terror para a casa de Candomblé Caboclo Pena Branca em Nova Iguaçu. O local foi depredado e queimado. A cidade do Rio de Janeiro é uma das primeiras no ranking deste tipo de crime segundo estudos da Secretaria Nacional de Direitos Humanos. Em nível nacional, a secretaria revela que foram registrados 697 casos através do DISQUE 100.

O aumento de casos em 2015, podem estar relacionados, com os registros oficiais, explica Ivanir dos Santos, um dos autores do livro Intolerância Religiosa no Brasil- Relatório e balanço publicado em 2016. “Até então não existia lei que obrigasse as delegacias a registrar os casos de intolerância como tal. Muitas agressões eram tratadas como brigas de vizinhos. Até que conseguimos aprovar uma lei junto à Alerj que também criou uma comissão contra a intolerância para acompanhar os casos”, lembrou.

O zelador da casa, Sérgio Malafaia se emociona ao lembrar da dor de seus filhos de santo ao entrarem no terreiro queimado. “A dor de ver meus filhos sofrendo com essa agressão me feriu profundamente. Não feriram somente nossa casa mas nosso sagrado. Eu achava que isso nunca aconteceria conosco", observou.


A casa estava instalada no bairro de Cabuçu há mais de 15 anos e a única agressão sofrida nos últimos cinco anos foi um pequeno furto, conta o pai de santo. “Sempre realizamos trabalhos sociais na comunidade com distribuição de alimentos, aulas gratuitas de capoeira e até atendimento médico e o único problema nos últimos cinco anos foi um pequeno furto”, lembrou. Este é o quinto caso de intolerância na cidade de Nova Iguaçu somente este ano.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270