Campanha ‘Agosto Lilás’ marca os 12 anos da Lei Maria da Penha

August 13, 2018

 

Várias cidades do Brasil estão aderindo à campanha “Agosto Lilás”, instituída pela lei estadual nº 4.969, de 29 de dezembro de 2016 juntamente com o Programa Maria da Penha vai à Escola, que objetiva sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher e divulgar a Lei Maria da Penha, aguçando percepção das crianças e adolescentes sobre o que caracteriza a violência, de forma que possam romper este ciclo.

 

Agressões como humilhação, desvalorização moral ou deboche público em relação a mulher constam como tipos de violência emocional e que muitas vezes são negligenciadas por elas mesmas. Há casos mais subliminares como o controle obsessivo de seus atos, isolamento da família e amigos ou espionar mensagens no celular e email.

 

A campanha também esclarece alguns pontos importantes de proteção como a violência sexual que vai além de forçar o sexo. Ou seja, obrigar a mulher a fazer atos sexuais que causem desconforto ou repulsa, como a realização de fetiches, também é considerada violência.

 

No caso da violência física, nem toda  se resume ao espancamento. Também são consideradas como abuso físico, a tentativa de arremessar objetos, sacudir e segurar com força. Vale ressaltar, que não deixar a mulher trabalhar fora de casa, reter o dinheiro, destruir objetos ou ocultar bens também são crimes contra a mulher previsto na Lei Maria da Penha.

 

A campanha “Agosto Lilás” está sendo desenvolvida através de palestras gratuitas, divulgação nos meios de comunicação sobre os direitos  das mulheres e o número para denúncias (180). O serviço funciona 24h por dia, todos os dias da semana e pode ser acionado no Brasil e mais de 16 países.A central acolhe denúncias e informa sobre os direitos da mulher. 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270