1º Expo do Clube das artesãs de Queimados promete agitar o mundo do artesanato na Baixada

August 31, 2018

 

 

    A Baixada recebe no dia 22/9 a 1ª Expo do Clube de artesãs de Queimados com exposição de artesanatos, vendas de peças exclusivas, sorteio de brindes, demonstrações de novas técnicas por profissionais da área e muitos convidados vips do artesanato como os  youtubers Mi Ledi, Leandro Duarte e Cris Pelúcia. O evento será realizado no Hotel Premier Flat (Av. Marinho H. de Oliveira, 853, Vila Pacaembu, Queimados), das 13h às 18h. Os ingressos serão vendidos a R$ 10. A partir de segunda (3/9) com as professoras do Clube e expositores, pelo evento criado no facebook

https://www.facebook.com/events/1082509071923152/   e também pelo telefone: 21 991232823.

 

   Segundo, uma das idealizadoras do Clube das Artesãs de Queimados, Rosane Fernandes, o Clube foi criado este ano (2018) por um grupo de seis profissionais para incentivar o artesanato na Baixada, em especial em Queimados. “Com dificuldade neste setor em capacitação de cursos de artesanatos, tivemos a ideia de criar uma movimentação para a geração de renda e ocupação saudável para pessoas que precisam”, destacou. Fazem parte do Clube: Teresa Cristina, Ana Paula, Simone Gomes, Tânia e Danielle Medeiros.  

 

 

    Vale ressaltar, que para participar das aulas do Clube, os alunos pagam uma taxa, explicou Rosane. “ É um curso de artesanato onde o aluno escolhe e paga em que ele vai aprender. Já no projeto das Artesãs Voluntárias que é composto por outro grupo de profissionais,  levamos os kits com valores simbólicos e os alunos compram na hora o que eles querem aprender por um valor simbólico, ou seja, ninguém consegue fazer uma peça de artesanato gastando R$ 10,00 ou 15,00.”, lembra. “O objetivo lá é a terapia artesanal mesmo. Lá brincamos, boa distrairmos sem nenhum compromisso. Se o aluno chegar lá e falar, “não quero comprar, quero só ver, ele pode”, esclareceu.

 

   Tanto no Clube das artesãs, quanto no projeto Artesãs Voluntárias, são ministradas aulas de várias técnicas de pintura em tecido, costura criativa, crochê, tricô, Scrap, cartonagem, MDF em geral, reciclagem com garrafas, macramé, boneca de pano, biscuit, entre outras. As aulas do clube acontecem toda semana, sextas e sábados, a partir das 15h  na Travessa Machado, 643, ao lado da academia Bem Estar.

 

Danielle Medeiros, professora de Biscuit no Clube Das Artesãs. conta que abraçou a ideia do projeto como uma mãe abraça seu filho. " Abracei esse projeto como uma mãe abraça o seu filhinho que acabou de nascer. É um projeto novo, mas muito lindo, porque visa o ensino e o aperfeiçoamento de pessoas que querem complementar a sua renda. E ainda nos dá a satisfação de fazermos o que mais amamos que é o Artesanato", enfatizou.

 

A professora Tanya Regina Gomes destaca a importância do Clube como um espaço solidário também. "A minha história com o Clube começou no ano passado, e tem sido uma benção. Tenho feito muitas amizades e também encontrei pessoas que eu não via há mais de 20 anos. Tem sido uma experiência bastante renovadora pessoal e profissional", destacou.

 

   Artesãs Voluntárias - Arte em favor da vida.

 

 

Tudo começou pelo projeto Artesãs Voluntárias - Arte em favor da vida que surgiu há quase dois anos na cidade de Queimados e se propôs a oferecer o artesanato como uma terapia alternativa. “Nossa intenção não é e  nunca foi oferecer uma terapia com base em receita médica, trabalhamos com “terapia artesanal” . Temos relato de muitas mulheres que melhoraram de problemas de saúde como depressão, entre outros depois que começaram a ocupar a cabeça com coisas mais saudáveis e deixar de lado os sofrimentos da vida” , lembrou Rosane.  Hoje as aulas são ministradas de 15 em 15 dias. As terças, às 15h na igreja de Nova vida, bairro Vila Pacaembu, Queimados e as quartas, 15h, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), Rua Macaé, 430, São Roque.

 

Simone Gomes, professora de pintura, destaca sua satisfação em ajudar outras pessoas a ter um ofício e uma renda. A professora Ana Paula ministra aulas de confecção de bonecas de pano. Ela destaca a importância de um grupo unido pelo bem comum. "Juntas formamos esta corrente de artesãs voluntárias", enfatizou a professora de MDF, Tereza Cristina.

 

 

workshop de artesanato com youtuber famosa em

Queimados reúne mais de 80 profissionais

 

 

Em maio deste ano (2018), as artesãs do projeto “Artesãs Voluntárias” receberam um workshop com a famosa yutube Mi Ledi. As mulheres aprenderam novas técnicas e confeccionaram um artesanato especial em homenagem às mães por ser o mês de maio. O evento contou com a presença de mais de 80 alunos e aconteceu na Secretaria da Terceira Idade. Veja um pouco deste dia em: 

 

 

 

 

 

Projeto de artesanato  vira canal no Yutube.

 

 

O sucesso do trabalho em Queimados incentivou a artesã Rosane Fernandes a criar um canal no youtube para acrescentar mais aulas pela rede de computadores e o canal está sendo um sucesso de público com quase quase mil seguidores. As aulas gratuitas de artesanato podem ser acessadas pelo link

 

 




 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270