O FOLCLORE COMO FUNÇÃO SOCIAL

September 3, 2018

 

Falar sobre a cultura popular, somos quase sempre  remetidos a pensar em uma cultura ou um costume singular, de uma região ou de um grupo que mantem uma tradição, normalmente vivida pelos nossos antepassados.  Sendo um conjunto de expressões culturais populares que englobam aspectos da identidade nacional, como os mitos, lendas, brincadeiras, danças, festas, comidas típicas e demais costumes que são transmitidos de geração para geração.

 

    Um caso especial é a Capoeira, uma forma de expressão cultural Afro-Brasileira, assim como a própria origem diz, criada por africanos escravizados e trazidos  para o Brasil, numa mistura de dança, luta, música e também a cultura popular. Caracterizando-se, por movimentos ágeis com tamanha complexidade que o oponente  nem percebe que vai ser atacado, além de ter um movimento ginástico- acrobático, é algo que diferencia que bastante a capoeira das outras artes marciais é o acompanhamento por música e grandes rodas para acompanharem o combate. 


A capoeira, como várias outras manifestações populares e folclóricas, é um conhecimento que aflora da vivência e luta das camadas sociais mais humildes e que, por elas mesmas, num processo contínuo de controvérsias, rupturas e conchavos, é reelaborada cotidianamente. Isso pode servir como reforço para melhorar sua realidade social. Arte genuinamente brasileira, oriunda dos negros, que tomou uma dimensão tão grande, ultrapassando todas as barreiras do preconceito, todas as barreiras da língua, praticada por vários grupos  étnicos , sendo disseminada em mais de 100 países

 

   Para o mestre Acúrsio Esteves: É comum capoeiristas, pesquisadores, estudiosos e mestres reagirem contra a afirmação óbvia de que a capoeira é folclore, incorrendo desta forma em um grande equívoco. Esta aversão pode ser originada do senso comum que diz ser o folclore algo velho, em desuso, ou pode estar atrelada também à idéia de que folclore é o espetáculo regional mostrado por grupos profissionais aos turistas. Estes shows na maioria das vezes deturpam a forma original da manifestação processo do qual é vítima a capoeira, o samba de roda e até o Candomblé que é uma religião. Outra possível causa é a desinformação acadêmica do que seja folclore e quais sejam as suas características. Manifesta cultura brasileira. Segundo alguns estudiosos e folcloristas, o Folclore é uma manifestação da cultura popular que representa uma instância qualitativamente superior e estratificada desta cultura, pois ele é a representação simbólica de uma sociedade.

 

Mesmo com toda riqueza, com atributos das culturas portuguesa, africana e indígena. A Capoeira ainda é vista por olhares  preconceituoso, pejorativo, relegada a atributos menor.

As manifestações folclóricas acumulam informações que, se usadas de forma consciente pelo povo, aumentam sua capacidade de discernir e avaliar sobre questões importantes como recusar normas sociais que impliquem em submissão ou dominação. Elas fortalecem seu poder de deliberar sobre suas próprias vidas.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270