Metas da Educação de Japeri foram determinantes para crescimento do Ideb

September 4, 2018

Criado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) apresentou a cidade de  Japeri  que estava no antepenúltimo lugar como a segunda cidade da Região Metropolitana com melhor crescimento 15,15% no Ideb de 2017, contra 18.18% de Queimados. Já em comparação a 2015, Japeri pulou da 92ª (antepenúltima), para a 64ª posição, em 2017, nas provas aplicadas aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Em relação ao 5º ano, o município subiu para a 85ª posição.

 

A secretária de Educação de Japeri, Roberta Bailune, disse nesta terça-feira (4) que o bom desempenho do município no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2017 é uma conquista da Prefeitura, dos alunos, educadores, gestores, diretores, orientadores pedagógicos, equipe técnica e de toda a população do município. “Estou muito feliz com este resultado do Ideb, é uma realização de todos, uma semente que estamos plantando ao longo do tempo e que agora passamos a colher. É fruto ainda do comprometimento de todos os profissionais da educação”, festejou.

 

 

Foram destaque do Ideb 2017 as Escolas Municipais Vila Conceição (com nota 5.4, a maior de Japeri), Duque de Caxias Tânia Maria da Silva, Carnaval Basílio, vereador Paulo Félix Saudade e Bernardino de Melo. “É muito bom saber que a gente está fazendo a coisa certa. O nosso objetivo, agora, é perseguir a meta estipulada pelo Ministério da Educação e vamos continuar trabalhando para isso”, anunciou Bailune, prometendo focar ainda mais atenção nos alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental.

 

Foi no segundo segmento do Ensino Fundamental que Japeri mais cresceu, de acordo com o Ministério da Educação. Ficou empatado com Magé, Nova Iguaçu, São Fideles, Tanguá e Vassouras. O município suplantou ainda Arraial do Cabo, Pinheiral, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Laje de Muriaé, Cachoeira de Macacu, Campos, Mesquita, São Francisco de Itabapoana, São João de Meriti, Seropédica, Angra dos Reis, Belford Roxo, São Gonçalo, Natividade, Sumidouro, Trajano de Moraes, São José do Vale do Rio Preto e Teresópolis.

 

Para Roberta Bailune, o resultado alcançado no Ideb de 2017 é fruto de metas e medidas implantadas pela Secretaria Municipal de Educação. Ela cita como exemplos, a aplicação dos Simulados, que acontecem duas vezes ao ano; o bom desempenho dos alunos do 5º ao 9º ano, na Prova Brasil; o incentivo à leitura; o acompanhamento do desenvolvimento de cada jovem e o projeto de Formação Continuada dos professores da rede de ensino do município. “Japeri tem investido bastante na formação do profissional. Hoje, é grande o percentual dos nossos professores com graduação, pós-graduação, mestrado e até doutorado. Isso tudo também contribui para a melhora do Ideb”, observou a professora, lembrando ainda que a Secretaria de Educação tem feito um forte trabalho de conscientização em sala de aula e junto às famílias para aumentar a autoestima dos alunos.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270