Guardas de endemias de Belford Roxo estão de uniformes novos

September 20, 2018

Cerca de 200 guardas de endemias que trabalham em visitas domiciliares e no controle de zoonoses de Belford Roxo estão de uniformes novos.  A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e da Secretaria Executiva de Controle de Zoonoses e Vetores, realizou a entrega dos novos equipamentos na Câmara Municipal de Vereadores. Além do uniforme, os agentes receberam uma bolsa de lona e materiais de campo como: pipetinha, pipetão, tubo de cola, lápis, apontador, giz de cera, flanela, bandeira de localização, fita métrica, lanterna, tubitos, pote para larvicida, corda para cubagem (utilizada para cálculo do nível de água no depósito), pesca-larva, picadeira, prancheta e algodão.

 

Atualmente os guardas de endemias fazem a cobertura em 30 bairros do município, realizando um trabalho de visitação em 230 mil imóveis. O trabalho é destinado à prevenção de arboviroses (doenças causadas por mosquito, especialmente o Aedes aegypti). O secretário-executivo de Controle de Zoonoses e Vetores, Rodrigo Ferreira de Santana, agradeceu o empenho de toda a equipe e disse que é importante que os agentes realizem o trabalho uniformizados e identificados. “Desta forma, o trabalho poderá ser melhor realizado. É uma questão de segurança tanto para os agentes, como para a população”, enfatizou.   

 

Segundo o secretário executivo de Atenção à Saúde, Fábio Nunes Saraiva, o município alcançou um resultado satisfatório de cobertura domiciliar, cerca de 76%.   “Queremos aumentar este percentual e fazer a cobertura em todos as casas”, enfatizou.  De acordo com o diretor do Departamento de Controle de Vetores do município, Admilson Figueiredo, o Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (Lira) na cidade em agosto ficou em 0,5%, dentro do padrão preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 0 a 1%.  Guarda de endemia há 20 anos, Ricardo Catarino, disse que sempre trabalhou na cidade e que está satisfeito com a gestão. “Estamos bem-assistidos. Os novos uniformes e equipamentos serão de grande importância para o nosso trabalho”, frisou. 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270