Itaguaí entra na campanha Outubro Rosa

October 3, 2018

O câncer de mama está entre as doenças que mais atingem mulheres no Brasil e no Mundo. O movimento Outubro Rosa tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. O município de Itaguaí não ficará de fora e realizará ações durante esse mês a fim de incentivar as moradoras a se cuidarem. O tema deste ano é #CompartilheSuaLuta, voltado para formação de redes de apoio.

 

Em parceria com o Porto Sudeste, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, ofereceu informações sobre o câncer de mama e colo do útero aos idosos atendidos pelo Programa Saúde da Família, que atua na ESF Coroa Grande, nesta segunda-feira (01/10), em comemoração ao Outubro Rosa. As palestrantes lembraram que o câncer de mama também pode atingir homens, e foi citado que as mulheres, principalmente com vida sexual ativa, devem fazer o exame de preventivo anualmente.

 

Outras atividades estão planejadas, como a coleta de exames preventivos entre os dias 15 e 19 de outubro nas unidades de saúde do município (ver tabela). No dia 20, o dia será todo dedicado às mulheres com Dia de Beleza, coleta de preventivo, aferição da pressão arterial, medição de glicose e palestras educativas. As atividades acontecerão das 9h às 15h nas unidades: ESF Chaperó, ESF Odenit Maia, ESF Teixeira, UBS Brisamar e UBS Monte Serrat.

 

É importante que as mulheres fiquem atentas a algumas recomendações para coleta de preventivo. Não pode estar em período menstrual; não pode estar utilizando pomada ginecológica; e não pode ter relações sexuais dois dias antes da realização do exame de preventivo.

 

A importância da prevenção

 

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Mastologia revelou que a cobertura mamográfica de 2017 nas mulheres atendidas pelo Sistema Único de Saúde foi a menor dos últimos cinco anos. Apenas 2,7 milhões de exames foram realizados, bem abaixo dos 70% de cobertura recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa para esse ano é que cerca de 60 mil novos casos da doença sejam registrados. Isso mostra o quanto é importante a campanha no país.

 

A melhor forma de prevenção hoje em dia é a mamografia. Através desse tipo de exame é possível detectar a presença de tumores ainda muito pequenos. É recomendado que mulheres com idade entre 50 e 69 anos realizem a mamografia a cada dois anos. Outro método que também pode ajudar na descoberta do câncer de mama é o autoexame. No entanto, a percepção se dá quando a doença já está em um nível mais avançado. Por isso, é indispensável a mamografia.

 

Coleta de preventivos nas seguintes unidades de 16/10 a 19/10:

ESF Santa Cândida - dia 17/10, das 13 às 16h

ESF Engenho - dia 18/10,  das 08:30 às 16h

ESF Centro - dia 17/10, das 08:30 às 16h

ESF Mazomba - dia 18/10, das 08:30 às 12 horas

ESF Ilha da Madeira - dia 17/10, das 08:30 às 16h

ESF Odenit Maia - dia 17/10 das 08:30 às 12h e dia 18/10 das 08:30 às 16h

Clínica da Família - dia 18/10 das das 08:30 às 16h

UBS Centro - dia 18/10 das 08:30 às 16h

UBS Monte Serrat - dia 18/10 das 08:30 às 16h

UBS Vila Margarida - dia 16/10 das 08:30 às 16h

 

Orientação às mulheres para coleta de preventivo:

- Não estar menstruada;

- Não estar utilizando pomada ginecológica;

- Não fazer sexo por 02 (dois) dias antes do exame de preventivo.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270