Caminhada de conscientização para o Outubro Rosa reúne cerca de 300 pessoas em Mesquita

October 24, 2018

Um mar rosa se formou nas ruas de Mesquita. Na manhã de terça-feira, dia 23, aconteceu a caminhada a favor da conscientização e prevenção do câncer de mama e do colo de útero, causa que motiva a campanha Outubro Rosa. Aproximadamente 300 pessoas participaram da ação. A concentração foi na Vila Olímpica de Mesquita, às 8h.

 

Com muita música e num clima de total animação, a caminhada seguiu pela Av. Baronesa de Mesquita, Av. Eternidade, Rua Rodolfo Pessoa e Rua Cosmorama. A atividade foi encerrada na Praça do Cosmorama, com uma grande aula de alongamento. Frutas, sanduíches e sucos fizeram parte do café da manhã oferecido aos participantes no final do evento. Além disso, tendas montadas pela Secretaria Municipal de Saúde ofereceram à população orientações de como fazer o autoexame e agendamento de mamografia e preventivo na rede municipal de saúde.

 

Embora o Outubro Rosa lute por uma causa feminina, muitos homens estavam presentes na caminhada, dando todo seu apoio à campanha. O aposentado Ubirajara Salazar, de 65 anos, destacou a importância da participação em movimentos como este. “O câncer é uma luta de todos! Não é a primeira vez que eu participo. Todos devem abraçar essa ideia”, completa.

 

Mas foi a dona de casa Valdete Santana, 63 anos, que alertou sobre o câncer de mama masculino. “É necessário chamar atenção de todas as mulheres para o autoexame, mas não só as mulheres, como também os homens, pois eles também têm câncer de mama. Principalmente agora no mês de outubro, devemos usar todos os recursos para combater esse mal”, disse.

 

A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SEMCELT) em parceria com a Secretaria  Municipal de Saúde (SEMUS). Para a realização do evento, houve o apoio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SETRANS), Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Cidadania (SEMSOP) e Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Defesa Civil (SEMSPDEC). 

 

Outras ações

A Secretaria de Assistência Social de Mesquita (SEMAS) também realizou nesta terça-feira (23), às 10h, no CRAS de Banco de Areia, na Rua Bicuíba, 48, o projeto “Outubro Rosa”, continuando a campanha de prevenção ao câncer de mama, organizada pela Prefeitura de Mesquita. Até o fim do mês, a secretaria vai promover uma série de palestras de conscientização sobre a doença, com especialistas, além de atividades com a comunidade.

A palestra ficou por conta da enfermeira Rita de Cassia Pinho que reforçou a importância do autoexame. No evento também foram oferecidas outras atividades como espaço de beleza com cabeleireiro realizando cortes de cabelo e escova, barbeiras, manicures, design de sobrancelhas, entre outros profissionais do ramo da estética.

No próximo dia 29, a SEMAS realizará mais uma ação. Será um evento com intuito de mobilizar mulheres para doar cabelos. Os cabelos recebidos serão usados na confecção de perucas. Também haverá coleta de lenços em prol das vítimas do câncer de mama, serviços informativos sobre autoexame realizados pela Secretaria Municipal de Saúde e ainda uma exposição no saguão da prefeitura.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270