Japeri terá Inventário Turístico concluído até o fim de dezembro

October 29, 2018

Até o fim do ano, a Prefeitura de Japeri vai receber o levantamento completo do Inventário Turístico do município. O trabalho de campo está sendo realizado desde abril por alunos do curso de Turismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), através do Observatório de Turismo da Baixada Fluminense. O inventário, que vai mostrar as potencialidades turísticas e culturais do município, é uma exigência do Ministério do Turismo para fomento da atividade na região e possíveis repasses de recursos do Governo Federal no futuro. O projeto também faz parte das ações do Plano Estratégico Baixada Verde, de iniciativa da Secretaria Estadual de Turismo (SeTur), com apoio do Sebrae/RJ.

 

O secretário municipal de Esporte, Turismo e Lazer (Semetuler), José Célio de Araújo, o Celinho, lembrou que Japeri, além de já fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro, desde setembro de 2017, está também credenciado para emitir certificado digital. A certificação é uma maneira de comprovar que o município faz parte do rol de 3.285 destinos brasileiros que trabalham com o Turismo como prática de desenvolvimento econômico e geração de empregos e renda.

 

Para Celinho, Japeri apresenta aptidão para o lazer em virtude de sua localização, às portas da Serra do Mar, e a caminho de cidades importantes do Centro Sul do Estado, como Miguel Pereira e Paty do Alferes. O secretário cita ainda o Pico da Coragem, com seus 380 metros de altitude e rampas para práticas de voo-livre, como um dos locais mais badalados entre os esportistas radicais. O município dispõe ainda de mais opções de lazer ecológico, como trilhas, cachoeiras, rios para prática de canoagem, além do único campo público de Golf do País. "Todo esse potencial poderia estar sendo melhor explorado, se já tivéssemos mais recursos”, observou Celinho, frisando que a Semetuler quer buscar meios de incrementar na cidade o turismo ecológico, rural, cultural, técnico de negócios, de eventos religiosos, esportivo, de lazer e social.

 

TURISMO SUSTENTÁVEL

Na quarta-feira (24) o município sediou no Colégio Municipal Bernardino de Melo o 2º Fórum de Turismo Sustentável de Japeri. Lideranças políticas e representantes da sociedade civil organizada discutiram demandas e propostas que serão incluídas no novo Plano Diretor da Cidade, em fase de elaboração na Secretaria Municipal de Urbanismo.“O Fórum teve por objetivo enfatizar, estruturar e consolidar o que já fora planejado no ano passado e incentivar o turismo local, que é muito rico. A sociedade civil está enxergando que o governo municipal caminha na direção certa”, disse o secretário municipal de Habitação e Urbanismo, Vinícius de Oliveira Araújo.

 

Na avaliação da Coordenadora de Políticas Públicas de Turismo da Semetuler, Josilene Satyro Saldanha, é preciso reconhecer que Japeri tem sua grande importância no cenário turístico do Estado e que o setor deve ser preservado de forma sustentável. “A gente deve discutir os problemas e apontar soluções”, sugeriu. Ainda de acordo com Josilene Satyro, é preciso entender o que de fato é importante do ponto de vista turístico para a população de Japeri. “Temos questões relacionadas à acessibilidade, à inclusão de pessoas com deficiência, do idoso, de forma que tenham acesso de todas as formas a todos os equipamentos”, explicou.

 

Professora de Teoria Geral do Turismo e coordenadora do trabalho de inventário, Tereza Cristina Mendonça disse que a proposta da UFRRJ é ajudar a Prefeitura de Japeri a criar um projeto turístico de cultura e lazer para a cidade. “O que se pensa é a qualificação da cidade para o próprio lazer de sua população. Não pensamos tanto no fluxo turístico e sim como a gente pode reestruturar a cidade para que os próprios moradores possam visitar e conhecer sua própria região”, disse.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270