Baixada recebe Festival FUNARJ de arte e leitura

November 17, 2018


 

Dança, teatro e muita cultura envolvida são os destaques da Baixada Fluminense que está recebendo este mês o o “Festival FUNARJ de Arte e Leitura em parceria com a rádio 94 FM e as secretárias municipais de cultura. 

 

O FUNARJ Artes e Leitura, festival de circulação de saber reunirá criadores e pensadores do cenário cultural para fazer uma leitura criativa e acurada da vida contemporânea, por meio de diferentes tipos de linguagens artísticas.

O festival É o primeiro projeto cultural elaborado pela Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro/FUNARJ desde 2007.

A lista de artistas convidados inclui a harpista Cristina Braga, o cantor Toni Garrido, a artista Clarice Niskier, o diretor Aderbal Freire Filho, o cantor Danilo Caymmi, o rapper Dudu de Morro Agudo e muitos outros.

O festival será realizado até 05 de dezembro em diversos espaços da FUNARJ, simultaneamente, como a Casa de Cultura Laura Alvim, o Teatro Glaucio Gill, o Teatro João Caetano, a Sala Cecília Meireles, o Teatro Armando Gonzaga e o Teatro Arthur Azevedo. O projeto também será levado a espaços da Secretaria de Estado de Cultura – como a Biblioteca Parque de Manguinhos e a Casa França-Brasil – e a algumas cidades da região metropolitana, como Queimados, São João de Meriti, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Seropédica e Paracambi.

A programação inclui mesas de debates, oficinas de criação em diferentes linguagens artísticas, apresentações de músicos, cantores e compositores, peças teatrais, leituras dramatizadas e contação de histórias.

Segundo o idealizador do projeto e presidente da FUNARJ, Nelson Freitas, “o projeto tem como principal objetivo contribuir com a formação humana e a qualificação de educadores”, que terão direito a certificados de participação nos eventos. “É uma oportunidade única de celebrar e divulgar a cultura de nosso estado”, diz Nelson.

 
Programação:


Sexta-feira, 16/11

Casa da Cultura de Belford Roxo

20h - Música – Jane Duboc convida Jay Vaquer

Sala Cecília Meireles

20h - Música – Cristina Braga Trio – Harpa Brasileira
Cristina Braga, harpista e cantora, tem sido grande responsável pela divulgação de uma harpa brasileira de jazz no mundo. Com seu trabalho consistente mostrou que seu instrumento também tem alma popular, improvisando, tocando samba, choro, bossa, e participando de inúmeros projetos de música clássica e popular com a mesma desenvoltura. Cristina tem 18 discos gravados, alguns lançados também na Europa, Japão, Taiwan e EUA, e hoje em dia pelo mundo inteiro.


Teatro Arthur Azevedo

10h - Palestra – Dudu do Morro Agudo
Fundador da premiada organização de hip hop Instituto Enraizados, com 18 anos de atuação nas periferias do Brasil e do mundo, e que coleciona importantes premiações, o rapper Dudu de Morro Agudo conta como um jovem da Baixada Fluminense conseguiu criar uma organização de hip hop que tornou-se referência em todo o mundo e pode, assim, transformar a realidade dos jovens da sua comunidade.


13h - Workshop RapLab – Dudu do Morro Agudo
O #RapLAB é uma prática desenvolvida pelo rapper Dudu para provocar a produção do conhecimento em rede, auxiliar no desenvolvimento cognitivo dos jovens usando o rap como um campo educacional que permite a produção do protagonismo da juventude. Na prática, significa que é um workshop, onde, num período de três horas, cerca de 20 jovens discutem determinado tema, compõem coletivamente, ensaiam e gravam um rap.

14h Música – Danilo Caymmi – Viva Caymmi
O espetáculo é uma homenagem ao grande Dorival Caymmi nos 10 anos de sua morte. A montagem, mais que levar as canções do músico baiano para o palco, conta suas histórias



Sábado, 17/11

Sala Cecília Meireles

16h - Leitura cênica – Bianca Ramoneda e Pedro Luís - Matéria de Poesia
Ocupação "Matéria de Poesia" da obra de Manoel de Barros com Bianca Ramoneda, Pedro Luis e convidado, uma leitura cênica , com textos do poeta Manoel de Barros lidos e interpretados pelos atores.

De forma performática, os atores leem, interpretam e trabalham suas relações entre si e o espaço artístico de forma lúdica, trazendo o universo do poeta para cena, fazendo uma relação do espaço artístico com olhar do poeta.

20h - Música – Jane Duboc convida Jay Vaquer


Domingo, 18/11

Casa da Cultura de Belford Roxo

15h - Infantil – José Mauro Brant – Contos, Cantos e Acalantos
Seguindo a trilha dos trovadores medievais, menestréis, cantadores nordestinos e repentistas, que há muito tempo já unem música à narração,
o ator e cantor José Mauro Brant, assume a figura ancestral do trovador e acompanhado do músico Tibor Fitell, e convida o público a interagir com as emoções e sentimentos que povoam o nosso folclore, fazendo do espetáculo uma diversão para crianças de todas as idades.

19h - Palestra – Rodrigo Santos - Encontro com a arte e o pensamento de Rodrigo Santos
O cantor-compositor Rodrigo Santos é ex-baixista do Barão Vermelho, banda que foi integrante por 23 anos, Iniciou sua carreira solo em 2007, nas férias da banda. De lá pra cá já lançou 6CDs e 2DVDs.


Sala Cecília Meireles

10h - Infantil – Ana Veloso e Cia – Sambinha 1
O musical SAMBINHA deu início à premiada trilogia “Sambinha; Bossa Novinha-A Festa do Pijama e Forró Miudinho” e apresenta ao público infantil 16 sambas de importantes compositores que fizeram a história do gênero. Através da seleção de sambas de várias épocas e estilos, o espetáculo aproxima a criança e o jovem deste gênero musical que é uma das expressões mais marcantes de identidade cultural brasileira.

14h - Teatro – Aderbal Freire Filho – “Vianinha conta o último combate do homem comum”
A peça de Oduvaldo Vianna Filho, escrita no início dos anos 1970, recebeu de Aderbal este novo título, que homenageia as lendárias montagens do Teatro de Arena, e destaca, como diz o diretor, “a grandeza desse personagem tão caro à dramaturgia da sua geração: o lutador anônimo, o homem comum”.

19h - Música – Pedro Luís com S – O cantor e compositor carioca apresenta show em formato de voz, violão e bateria, mostrando seu cancioneiro autoral, que passeia por diversos matizes, um repertório composto por músicas gravadas por diversos artistas, como Elza Soares, Cidade Negra e Roberta Sá, mais um pouco da obra de Luiz Melodia. O show tem espaço para surpresas, inéditas e pedidos, também.
 

Queimados recebe o Festival do dia 21 a 25 de novembro, no teatro Delcy de Souza, praça CEU (Rua Macaé, 430, bairro São Roque, Queimados. Das 10h às 19h. Entrada franca. Classificação livre.

Na quarta-feira, 21, quem abre a programação às
19h é Pedro Luís - Pedro Luís com S. Quinta-feira, 22 de novembro, às 10h - José Mauro Brant - Contos, Cantos e Acalantos,
13h - José Mauro Brant - Oficina de Contação de Histórias e 19h - Aderbal Freire Filho e Cia - Vianinha conta o último combate do homem comum (pendente de confirmação).

Na sexta-feira, 23 de novembro, às 10h - Raquel Coutinho - Oficina Música do Corpo, às 15h tem Rodrigo Santos - Encontro com a arte e o pensamento de Rodrigo Santos e às 19h - Raquel Coutinho - A música de Raquel Coutinho.

Sábado, 24 de novembro às 10h - Lucas Ciavatta - Oficina de Música O Passo, às 15h - Pedro Luis, Bianca Ramoneda, Bruno Henriquez, Magenta Dawning, Cristina Flores e Jaqueline Roversi - Matéria de Poesia e às 20h - Saulo Laranjeira - O canto e o humor de Saulo Laranjeira.

No domingo, 25, último dia do festival a programação começa cedo, às 10h - Jiddu Saldanha - Por detrás do silêncio, 15h - Cia Velhos Amigos - Precisa-se de velhos palhaços e às
19h - Toni Garrido - Encontro com a arte e o pensamento de Toni Garrido.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270