Dia da Padroeira de Queimados será comemorado com missas e procissão

December 4, 2018



As celebrações acontecem na velha matriz da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, principal patrimônio histórico do município 

Não só vista como um local sagrado para os católicos, a igreja Nossa Senhora da Conceição, que fica no Centro de Queimados, é um grande símbolo histórico do município. E para celebrar o dia oficial da padroeira, que é comemorado em 8 de dezembro, a cidade terá uma programação especial de missas, que começarão nesta quarta-feira (5) e irão até a próximo sábado (8), além de uma procissão.

As missas durante a semana acontecerão no interior da velha matriz, às 19h30, enquanto a missa de sábado, que será celebrada pelo Bispo D. Luciano Bergamin, responsável pela Diocese de Nova Iguaçu, começará às 8h. Já a procissão de fé, sairá às 18h da nova matriz, que fica na Rua Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, nº 424, e irá em direção à Praça Nossa Senhora da Conceição.

Construída em 1879, logo após a inauguração da estação ferroviária, a igreja é situada entre as principais avenidas da cidade. Com uma arquitetura original e neoclássica, o templo religioso reúne diversos fiéis para uma programação especial de aniversário da padroeira.

A Prefeitura de Queimados será parceria do evento, disponibilizando estrutura de palco, luz e som, que serão montados em frente à igreja e contarão com exibições de bandas e grupos católicos locais. "A igreja de Nossa Senhora de Conceição tem uma importância histórica para o nosso município. É mais do que nossa obrigação em colaborar com a igreja católica para a realização desse evento que tem muita importância para os fieis e devotos", destacou o prefeito Carlos Vilela.

Referência histórica 

A igreja de Nossa Senhora da Conceição – antiga matriz – encontra-se na Avenida Irmãos Guinlé, numa das principais praças localizadas no centro da cidade, que também ganhou o nome da santa.

Parte da fachada desabou em 1949 e foi reconstruída depois, com a torre central mais alta, onde foi embutido um oratório. Na ocasião, também foram refeitos os altares. Em 1989, ainda quando Queimados pertencia a Nova Iguaçu, a Igreja foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Estado do Rio (INEPAC).

Na fachada, uma grande imagem chama atenção de todos que passa pela praça: a escultura da Nossa Senhora da Conceição. Doada pela Família Castanheira – composta por religiosos e devotos da cidade -, na década de 70, a santa é uma grande marca não só para os fiéis, mas também para todos que transitam pela praça diariamente. 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270