Mesquita amplia alerta riscos de tempestades via celular

January 17, 2019

 

Sistema da Defesa Civil antecipa informações climáticas para que os moradores possam tomar providências rápidas e evitar danos

O Verão, estação mais quente do ano que começou e historicamente o período das chuvas mais fortes em nossa região. Para evitar que estas chuvas tragam consequências ruins para a cidade e os moradores a Defesa Civil de Mesquita tem apostado num sistema de monitoramento e alerta de temporais e orientado a população sobre o uso do serviço, que é gratuito e pode ser acessado via celular. Por meio de um aplicativo os moradores são avisados sobre possíveis riscos de desastres naturais como inundações, alagamentos e deslizamentos.

O sistema entrou em funcionamento no segundo semestre de 2017. Ele já possui cerca de 7 mil registros ativos, e agora a Defesa Civil está ampliando a campanha de divulgação em busca de mais cadastros. De acordo com o subsecretário da Defesa Civil de Mesquita, Ronaldo Vilázio, o objetivo do serviço é deixar a população informada em tempo real. “Nosso trabalho como Defesa Civil é buscar reduzir os riscos de desastres e com esse sistema não é diferente. Através dele a população tem acesso a informações de maneira mais rápida e com eficiência”, analisou.

O cadastro pode ser feito a qualquer tempo, mesmo que a pessoa não receba a mensagem inicial. Basta enviar um SMS para o número 40199, escrevendo o CEP da rua onde mora ou de onde quer receber os avisos. Para cadastrar mais de um CEP, é necessário enviar uma mensagem por vez. Não há limite para a quantidade de endereços que podem ser cadastrados.

A vantagem do sistema SMS é que ele é acessível nos celulares mais simples, sem necessidade de smartphones ou pacote de dados. Por isso, seu alcance é maior. 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270