Inauguração de três creches e implantacao de turno alternativo em Belford Roxo

January 31, 2019


 

 

As férias dos 40 mil estudantes da Rede Municipal de Belford Roxo estão chegando ao fim. Nesta segunda-feira (4) eles retornam às aulas. Como novidade a Prefeitura implantou um turno alternativo em 15 escolas, ampliando em 10 por cento o número de vagas. Agora são 44 mil alunos que vão começar a estudar às sete horas da manhã. Todas as unidades passaram por mutirões de limpeza nos últimos dias. A ordem é garantir bem estar à garotada, professores e funcionários. Outra novidade é a inauguração de três novas creches nos bairros: Parque São José, Santa Teresa e Xavantes, prevista para o início do ano letivo.

A implantação do turno alternativo, segundo o secretário de Educação, Denis Macedo, é para atender à demanda de novas famílias instaladas nos condomínios do Programa Minha Casa, Minha Vida, nos bairros, Jardim do Ipê, Santa Teresa e Recantus (Babi). “Detectamos a necessidade e criamos mais um turno”, disse o secretário. “Antes as aulas aconteciam em três turnos: manhã, tarde e noite (EJA/Educação para Jovens e Adultos). Com a mudança o primeiro turno será das 7h às 11h, o turno intermediário das 11h às 15h, depois das 15h às 19h e em seguida o EJA”, lembrou Denis citando ainda que o município tem 55 escolas, 19 creches próprias e seis conveniadas.

Combate à evasão escolar

A ampliação da Educação Infantil para crianças de 4 a 5 anos em todas as escolas está na ponta do lápis do secretário Denis. “A determinação é do prefeito Waguinho (Wagner Carneiro)”, disse ele. Para sua secretária adjunta, Eneila Lucas, a ampliação da oferta também é o primeiro passo para universalizar o ensino, que visa estimular o estudo e tirar a criança da rua. “Estamos desenvolvendo um projeto para estudo integral nas escolas”, destacou ela. Eneila salienta ainda que outros projetos desenvolvidos pela Secretaria de Educação revelaram que a violência urbana e a desestabilização da família são os motivos da evasão escolar no município.

A lição em pauta para este ano letivo é combater a evasão escolar e estimular a permanência dos alunos desde a Educação Infantil ao 9º ano. Eneila e toda equipe pedagógica estão apostando no projeto Educação Proativa: ler o mundo é construir um novo tempo. “Vamos dinamizar a alfabetização e trabalhar a aprendizagem todo o tempo. Há alunos que chegam ao quinto ano, por exemplo, sem ser alfabetizado. Esse estudante será identificado e trabalhado. Vamos alfabetizar até nas aulas de matemática”, assegura Denis Macedo 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270