Religiosos de matriz africana da Baixada se unem contra o racismo religioso

March 30, 2019

Caminhada pela paz deve ser realizada em Nova Iguaçu 
 

Depois de vários atentados contra casas de santo e religiosos de matriz africana, em sua maioria ocorridos na Baixada Fluminense, religiosos estão se mobilizando junto às autoridades para exigir mais respeito e cumprimento da constituição que garante a liberdade de culto, abalizada esta semana por decisão do STF, que anunciou a manutenção do sacrifício de animais como uma tradição que deve ser respeitada e mantida pelas religiões. O caso chegou ao Supremo em um recurso do Ministério Público do Rio Grande do Sul contra uma decisão do Tribunal de Justiça gaúcho que autorizou a prática em relação a religiões de matriz africana, desde que sem excessos e crueldade.
 

Religiosos preparam uma caminhada na Baixada entre outras ações urgentes, contou um dos membros da Frente contra o racismo religioso, o ator Wildson França. “Em reunião nesta quinta, 28, com algumas lideranças de terreiro discutiu-se a importância de se manter um diálogo e atividades de fortalecimento da cultura afro brasileira e da preservação das religiões de matriz africana”, observou.

O encontro contou com a participação de Mãe Itamara (terreiro de Parque Flora) Daniela Filha do templo Espírita Ogum Mege (terreiro de Cabuçu- Wildson França (Kwe Lomi Oba e Produtor Cultural ) Roque (Kolofé Ogã) Mãe Nádia (terreiro de Nova Era) Daniel Caetano diretor (Ong Observatório dos Saberes) Hélio Vanderlei ( Superintendente de Meio Ambiente) Geraldo Bastos (Coordenador Patrimônio Imaterial Secretaria de cultura)

Entre as principais deliberações estão: ampliar a reunião, na próxima segunda 08 de abril onde cada membro deverá levar mais quatro casas de santo. A reunião ampliada deve acontecer na casa de cultura de Nova Iguaçu, às 17h.


A frente de ação contra o racismo religioso também pretende realizar uma caminhada ou ato ecumênico envolvendo a diocese de Nova Iguaçu, o bispo dom Luciano e pastores evangélicos, bem como, outras denominações religiosas. Eles entendem que mesmo que as religiões de matriz africana sejam as mais atingidas, as outras também vem sofrendo com o racismo religioso.

“Parcerias são fundamentais e não podemos deixar de contar com o poder público. Estamos avançando em negociações com as secretarias municipais do meio ambiente e cultura de Nova Iguaçu para criação do Espaço Sagrado para atividades dos terreiros de matriz africana e de adoração dos evangélicos”, destacou Wildson. No entanto, outros representantes públicos também estão sendo convidados a participar, lembrou.

A criação de uma campanha pela paz e de valorização da cultura africana em Nova Iguaçu, também esteve na pauta do dia, além de uma audiência com a delegacia de combate a intolerância religiosa e um seminário sobre Intolerância Religiosa.  

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270