Aulas gratuitas de canto, teatro e escultura reúnem mais de 300 alunos por mês em Mesquita

June 18, 2019

 

 

O estímulo à arte é uma das principais metas da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Mesquita. Prova disso são as turmas de canto, teatro e escultura, desenvolvidas desde 2017 e totalmente gratuitas para os inscritos. De acordo com Kleber Rodrigues, secretário municipal de Cultura, só essas três atividades atraem, semanalmente, uma média de 80 alunos para a sede da secretaria, na Estrada Feliciano Sodré 2931, no Centro da cidade.

 

Solange Rosário Pinto, de 55 anos, é uma das alunas da oficina de escultura da Secretaria de Cultura de Mesquita. Para ela, a prática de esculpir funciona inclusive como atividade terapêutica. “A escultura faz muita diferença em minha vida. Principalmente no campo emotivo. Quando estou esculpindo aqui, penso melhor em como revolver meus problemas lá fora”, conta.

 

As aulas de teatro ocorrem sempre às terças e quintas-feiras, no turno da tarde. Já as de canto acontecem às quartas e sextas-feiras, também à tarde. Para os alunos de escultura, os encontros são em horário integral, às sextas-feiras. “O que a gente mais deseja é desenvolver as habilidades, os dons e os talentosos artísticos dos mesquitenses. Além das atividades artísticas, temos ainda as esportivas, que acontecem na Vila Olímpica, no Cosmorama. Investimos no bem-estar da população local e, assim, aumentamos o capital esportivo e cultural do munícipio”, explica Kleber.

 

Kleber estima que cerca de três mil pessoas sejam atendidas, por mês, em 38 atividades esportivas e culturais desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Mesquita. O trabalho vai desde o balé e musicalização infantil até dança de salão, karatê, xadrez, pilates, dublagem e hidroginástica. As ações se direcionam a pessoas de todas as idades, a partir dos 6 anos. Os interessados em participar das atividades culturais podem se inscrever na sede da própria secretaria, no Centro. Já as inscrições para as áreas esportivas são efetuadas na secretaria da Vila Olímpica, na Avenida Baronesa de Mesquita, no Cosmorama. Em ambos os casos, as inscrições são abertas sempre na primeira semana de cada mês.

 

Novidades na lista

 

Duas novas atividades entraram, em junho, na lista das oferecidas gratuitamente pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo em Mesquita. Na sede da secretaria, está sendo ministrada uma oficina de dança cigana. Já na Vila Olímpica, acontecem aulas de tai chi chuan.

 

“Para a dança, aceitamos inscrições de pessoas a partir dos 12 anos. Quanto ao tai chi chuan, qualquer pessoa pode se inscrever, mas queremos dar uma atenção especial à terceira idade. Inclusive, estamos separando os inscritos em duas turmas: uma só para quem tem acima de 50 anos e a outra, para quem está abaixo dessa idade”, avisa o secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Mesquita, Kleber Rodrigues.

 

A turma de participantes do tai chi chuan acima dos 50 anos tem encontros das 7h às 8h, enquanto o outro grupo tem aulas das 8h às 9h. Em ambos os casos, as aulas são sempre às segundas e sextas-feiras. A oficina de dança cigana é ministrada pela professora Maiara Landim e as aulas de tai chi chuan, pelo mestre Gajin Carlos.

 

“Essas oficinas têm caráter experimental e, dependendo da adesão, serão continuadas e, de repente, até ampliadas. Hoje, atendemos em média três mil pessoas por mês nas atividades culturais e esportivas promovidas pela prefeitura. A nossa meta é chegar aos 3.500 usuários mensais e, nesse sentido, as duas novidades poderão nos ajudar a atingir esse patamar”, torce Kleber.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270