Novo Espaço Mulher Mesquitense está oficialmente inaugurado

July 2, 2019

 

Maior e mais acessível, novo imóvel servirá como local de cursos profissionalizantes, palestras, aulas de dança e diversos outros serviços gratuitos

Agora é oficial: o novo Espaço Mulher Mesquitense foi oficialmente inaugurado em Mesquita. A cerimônia aconteceu na manhã do último sábado, dia 29 de junho, e o endereço é Rua Libânia 195, na Vila Emil. Além de cursos profissionalizantes voltados para a área de estética e artesanato, o local oferece gratuitamente às mulheres de Mesquita palestras, atendimento nutricional e social, auriculoterapia aulas de dança, entre outros serviços.

“Nós funcionamos em outra sede, que havia sido inaugurada em junho de 2017. Porém, para empoderar e aumentar a autoestima e a independência financeira de mais mulheres mesquitenses, precisávamos de mais espaço. E esse novo imóvel tem isso, com salas amplas e mais acessibilidade para ampliarmos também o atendimento às mesquitenses portadoras de necessidades”, explicou Patrícia Xavier, coordenadora municipal de Políticas para Mulheres de Mesquita.

Presente no evento, o prefeito Jorge Miranda convidou as mulheres a conhecerem os serviços e as instalações do novo Espaço Mulher Mesquitense. Jorge também pediu ajuda da população para fiscalizar o funcionamento do local, valorizando o “poder de voz que o povo tem hoje em dia”. “Entregar esse espaço é uma obrigação da gente e vocês são fundamentais para garantirem o pleno funcionamento dele. Venham, aproveitem e, se não gostarem de algo, reclamem. Só se constrói rápido o que se constrói junto”, indicou Jorge Miranda.



Vários caminhos

O Espaço Mulher Mesquitense funciona como sede da Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres de Mesquita. Ali, são oferecidos cursos profissionalizantes gratuitos e serviços voltados para a saúde e o bem-estar feminino. O foco é a busca pela valorização da autoestima e da independência financeira e emocional das mulheres do município. Há um olhar especial para as que sofreram algum tipo de violência – o atendimento jurídico e psicológico funciona no CEAM, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher, que funciona na Rua Paraná 1, no segundo andar do Fórum de Mesquita.

“Sou mulher e mesquitense. Então, fico extremamente feliz por ver a cidade progredir. A mulher tem de vestir o que quiser, estar onde quiser e garantir sua independência. Por isso, me sinto orgulhosa em ver que esse município está propiciando tudo isso às mulheres daqui”, valorizou Dra. Maria dos Anjos Camardela, que foi a primeira mulher delegada de polícia da Baixada Fluminense.



Lazer e preparação técnica

Entre as aulas oferecidas no Espaço Mulher Mesquitense, estão as de cabeleireira; barbeira; customização e artesanato; e maquiagem, sobrancelha e penteado. Há ainda turmas de zumba e, futuramente, um curso de corte e costura deverá ser oferecido – a sala já está montada, mas é preciso garantir toda a infraestrutura para os estudos e a prática.

“Essa reinauguração marca um novo espaço, com mais estrutura e pronto para, cada vez mais, ampliarmos a oferta de serviços. Como mulher e secretária municipal, considero uma vitória termos um lugar tão especial como esse, uma casa que recebe as mulheres para tratarmos algumas feridas ou simplesmente darmos asas à imaginação delas”, comemorou a secretária municipal de Assistência Social, Cristina Quaresma.



Vida transformada

Aos 39 anos, Luciane Arlinda, moradora de Edson Passos, não hesita em afirmar que foi o Espaço Mulher Mesquitense que mudou sua vida. Até o ano passado, a empresária vendia balas nas ruas. Hoje, no entanto, é dona de um salão de beleza no bairro em que mora. “Trabalhei como manicure e cabeleireira antes, tinha experiência, mas só consegui ter meus certificados com essa iniciativa da prefeitura de Mesquita. Eu não teria condições de pagar um bom curso e ainda empreender nessa área”, conta.

Luciane começou sua experiência na área de beleza como manicure, treinando com a irmã. Até que foi incentivada por colegas de trabalho a aprender também a mexer com cabelos. “Eu participei de palestras em parceria com o Sebrae e, agora, fui convidada para contar a minha história para outras alunas. Já estão me propondo parceria com outros salões do Rio e isso só me enche de orgulho”, fala Luciane, emocionada com tudo que conquistou.
 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270