Conversa sobre gênero e sexualidade na Saúde de Mesquita

November 4, 2019

 

Assistência Social promove nesta segunda uma sensibilização para melhorar o atendimento a gays e transgêneros do município



A Coordenadoria de Diversidade Sexual de Mesquita promove nesta segunda-feira, dia 4 de novembro, das 14h às 17h, uma roda de conversa específica para profissionais da rede municipal de saúde. A ação acontecerá no auditório da própria Secretaria Municipal de Saúde, em Santa Terezinha, e envolverá médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e outros funcionários da prefeitura. A intenção é sensibilizar o grupo sobre uma questão que é uma das prioridades de Paulinha Única, a coordenadora de Diversidade Sexual de Mesquita, que é vinculada à Assistência Social de Mesquita.



“Muitos pacientes têm medo de passar por situações de transfobia ou homofobia e, por isso, não procuram as unidades de saúde. Às vezes, mesmo sem a intenção, um profissional pode não agir da forma mais adequada e acontecerem ruídos na comunicação”, diz Paulinha.



“Acho que a melhor maneira de evitar qualquer equívoco é juntar transgêneros e gays com esses profissionais de saúde, em uma conversa aberta e que estimule esse público a se aproximar da rede municipal de saúde”, avalia Erika Rangel, secretária municipal de Assistência Social de Mesquita.



Para a conversa, Paulinha convidou dois representantes da classe LGBT+: Jordhan Lessa e Laura Mendes. Os dois são trans e falarão com os profissionais de saúde sobre situações que já enfrentaram e relatos que ouviram de outras pessoas. “Essa troca de experiências é bastante rica para todo mundo. Não é sempre que estabelecemos um diálogo aberto com o poder público e vejo Mesquita dando inúmeros passos nesse sentido. É um orgulho poder ajudar nessa caminhada”, exalta Laura.



Em agosto, uma roda de conversa semelhante foi promovida em Mesquita. Na época, o encontro aconteceu na Clínica da Família Jacutinga. “Fiquei impressionada com a quantidade de gente que quis participar. Minha intenção é realizar uma em cada clínica da família e unidade básica de saúde de Mesquita”, avisa.
 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270