Mesquita sedia fórum sobre tuberculose

November 5, 2019

 

Profissionais da atenção básica da Baixada Fluminense participam da capacitação no Centro Cultural Mister Watkins

 

 

A cidade de Mesquita sediou nesta segunda-feira, dia 4 de novembro, o Fórum sobre Tuberculose na Baixada Fluminense. A atividade, destinada aos profissionais da atenção básica de saúde, aconteceu das 9h às 14h, no Centro Cultural Mister Watkins, na Rua Armando Sales Teixeira 57, no Centro.

 

Gerente estadual do Programa de Tuberculose, Dra. Ana Alice Beviláqua foi a palestrante do fórum.  O objetivo da conversa foi capacitar profissionais da área de saúde para melhorar os cuidados e o atendimento aos pacientes. Pelo menos sete municípios da região participaram do encontro, sendo a maioria dos profissionais presentes de Mesquita.

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a tuberculose ainda constitui um grave problema na saúde do país, com destaque para o estado do Rio de Janeiro, onde se registra o segundo maior índice de mortes causadas pela doença. O impacto é tão grande que a Assembleia Mundial sobre o assunto aprovou metas para redução do número de óbitos em 90% e de incidência em 80% até o ano de 2035.

 

Diretor de Vigilância Epidemiológica de Mesquita, Silvio Cesar dos Santos Diniz disse que a cidade registra 117 pacientes em tratamento e segue as orientações do Ministério da Saúde. O governo Jorge Miranda descentralizou o atendimento para que toda rede de saúde faça a captação dos casos e, assim, reduza o índice de abandono do tratamento. “O objetivo do governo de Mesquita é diminuir o número de óbitos”, resume Silvio. Coordenador do Programa, Antônio Carlos Dias acrescenta que, a partir da identificação da doença, os pacientes são encaminhados para tratamento e recebem a medicação gratuitamente, fornecida pelo Ministério da Saúde.

 

Foto: Rafael Lobo/PMM

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270